19 de Maio de 2017 - 17:53
Arquitetura e Urbanismo FAG: 15 anos de história

O Centro Universitário FAG celebra hoje (19) mais um marco em sua história. O Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAUFAG) completa 15 anos de uma trajetória repleta de crescimento e crescimento, tendo ajudado a aprimorar o mercado regional e a realizar sonhos dos que antes precisavam ir longe para se tornar um arquiteto e urbanista. O curso debuta, aliando a maturidade pelo que já foi construído e a jovialidade de quem busca sempre o novo.

Nesta uma década e meia, 593 profissionais saíram daqui graduados, formados, preparados e capacitados para o exercício da função em todos os setores em que um arquiteto e urbanista pode atuar. 547 acadêmicos hoje estão nas diferentes etapas do curso, na expectativa de fechar um ciclo e poderem estar a serviço do mercado, usufruindo de um bloco construído pensado para atender a demanda do curso e das Engenharias. Os alunos têm à disposição, além das salas de aula e dos espaços para o desenvolvimento de diversas atividades, 10 laboratórios.

Quem começou a trilhar esse caminho à frente do curso foi o renomado arquiteto Luiz Alberto Círico. Atualmente, é de Solange Smoralek Dias a função de oferecer as diretrizes e comandar colegiado e corpo discente. Ela elenca três principais avanços conquistados pelo curso: O reconhecimento da importância dos estágios de responsabilidade social pela sociedade do Oeste do Paraná; a produção científica do TCC; e o nº de egressos aceitos em programas de mestrado. "O curso amadureceu, está preparado para o mercado e para a academia. Preparamos os nossos egressos com responsabilidade social, formamos arquitetos cidadãos", expõe.

O reconhecimento vem das entidades representativas também. "A FAG é uma referência no Paraná. Prova disso é que a região tem os melhores índices de egressos no mercado de trabalho. Esta qualidade se refletiu na estrutura e também na qualidade dos formados aqui", elogia o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAUPR), Jeferson Dantas Navolar. "O curso representou um divisor de água, fazendo com que muitas pessoas não precisassem sair daqui para uma formação de qualidade", complementa o conselheiro do CAU, Nestor Dalmina.

Dos que já saíram, existe a lembrança dos anos passados no curso e o que eles representaram. "Tive um crescimento gradativo dentro do curso. A formação me possibilitou ter um conhecimento amplo da importância da Arquitetura e as diferentes formas de executá-la. O curso sempre me instigou a ir além, a ir atrás do novo, ir atrás da transformação", cita o egresso Rodrigo Bandiera.

FESTA

Hoje (19), a partir das 19h, no Anfiteatro da Reitoria, toda essa história será lembrada em um evento de comemoração. Os 15 anos do curso serão celebrados entre Coordenação, corpo docente, alunos, egressos e convidados. Após as apresentações, um coquetel será servido no Bloco I.