Vestibular Agendado: ONU lança documento sobre saúde mental em tempos de pandemia

A pós-pandemia exigirá mais serviços de saúde mental para a comunidade e devem ser incluídas na cobertura universal da saúde

19/05/2020

O tema "saúde mental" tem feito parte com mais frequência das rodas de conversa. Aos poucos, o cuidado com esse aspecto humano começa a deixar de ser um tabu. A mudança de paradigma é um dos fatores que impulsionam uma carreira que é fundamental para o estudo e cuidado do comportamento humano: a Psicologia.

A saúde mental em tempos de pandemia foi tratado em um documento emitido pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Ele avalia que "a saúde mental está no centro da nossa humanidade, nos permitindo ter vidas enriquecedoras e gratificantes, e participar nas nossas comunidades. No entanto, a pandemia da Covid 19 não está apenas atacando nossa saúde física; também está aumentando o sofrimento psicológico".

No relatório apresentado, Guterres destaca a importância das políticas públicas sobre saúde mental, sendo esses serviços parte essencial no enfrentamento dos governo ao coronavírus. "Luto pela perda de entes queridos. Choque com a perda de empregos. Isolamento e restrições à circulação. Dinâmicas familiares difíceis. Incerteza e medo do futuro. Problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade, são algumas das maiores causas de miséria no nosso mundo", afirmou ele.

Segundo ele, a pós-pandemia exigirá mais serviços de saúde mental para a comunidade e devem ser incluídas na cobertura universal da saúde. Ele acrescentou que as Nações Unidas estão comprometidas com o acesso ao apoio psicológico para todos. "Apelo aos governos, à sociedade civil, às autoridades de saúde e a outros que reúnam com urgência para abordar a dimensão da saúde mental desta pandemia. E apelo aos governos, em particular, que anunciem compromissos ambiciosos para a saúde mental na próxima Assembleia Mundial da Saúde", conclui António Guterres.

Atuação Múltipla

Segundo o Censo da Educação mais recente (2018), Psicologia permanece entre os cursos mais procurados no Brasil. Outro quesito que contribui para a expansão da formação é a múltipla atuação do psicólogo, que vai muito além do consultório e hoje é encontrada em outros campos: educação, hospitalar, organizacional, políticas públicas, esportes, social, comunitária, trânsito entre outras.

O Centro Universitário FAG oferta o curso há 18 anos. Na FAG, desde o início do curso, o acadêmico já tem contato com as práticas curriculares, que já trazem a vivência do universo profissional. A partir do 6º semestre, começam os estágios, que inserem o aluno em campos diversos. As ações são desenvolvidas em clubes, Centros de Atenção Psicossocial e de Assistência Social, albergues, penitenciárias, fóruns de justiça. Para se ter ideia das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos, um dos estágios acontece na Delegacia da Mulher, onde mulheres agredidas e homens agressores passam pelos atendimentos dos acadêmicos, sempre acompanhados por um professor responsável.

VESTIBULAR AGENDADO

Para fazer parte da turma, ainda em 2020, você pode realizar o Vestibular agendado. O processo seletivo tem como finalidade matrículas para o segundo semestre letivo, com previsão do início das aulas em 27 de julho.

Portadores de diploma do ensino superior e candidatos com nota do ENEM não precisam fazer as provas. As inscrições e o agendamento podem ser feitos no link, onde também está a relação de cursos ofertados. A prova consiste em uma redação, que deverá ser feita presencialmente no campus da FAG. Todos os cuidados para a prevenção da Covid-19 são tomados. O vestibulando fará o teste de forma isolada, sem contato com outros candidatos.

INFORMAÇÕES:

Fone (45) 3321-3900 - Cascavel

Fone (45) 3321-3906 - Cascavel

Fone (45) 3277-4000 - Toledo

vestibular@fag.edu.br

Trilha do Acadêmico Empreendedor realiza segunda palestra nesta sexta-feira
2020 Cascavel
Postura do advogado na internet será tema de live da FAG Toledo
2020 Toledo
FAG Toledo: Posicionamento nas redes sociais foi tema de palestra virtual
Letras e Pedagogia da FAG Toledo realizam Projeto Integralizador neste sábado
2020 Toledo