Atividade de Arquitetura e Urbanismo transforma praça em Marajó com base na Permacultura Urbana

Alunas moram em Nova Aurora e favoreceram a comunidade com o que aprenderam

18/06/2020

O conhecimento adquirido nas aulas traz resultados expressivos para o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG. As alunas Luana Gerona e Diele Borba foram agentes de transformação, juntamente com a comunidade de Marajó, distrito de Nova Aurora. As acadêmicas aplicaram um projeto de intervenção na praça principal.

O desafio foi proposto pela professora Andressa Ruschel, na disciplina de "Assentamentos Humanos: da Antiguidade ao Habitat III", para o 5º período noturno e 3º período integral. O trabalho utilizou como base os conceitos de Permacultura Urbana, um conceito que visa trabalhar o ambiente de forma social e sustentável. "A profissão do Arquiteto e Urbanista vai além da relação com o ambiente construído. Nosso compromisso é produzir o espaço urbano e mantê-lo para as próximas gerações", explica Andressa.

O objetivo desta atividade foi mostrar aos acadêmicos as várias vertentes e elementos do espaço urbano. "Os problemas e questões ambientais através de leituras técnicas, depois sintetizamos em textos e figuras explicativas, levantamos informações no bairro delimitado para cada grupo. Após a identificação dos problemas, ele propuseram soluções com base nos conceitos de Permacultura Urbana, com uma das propostas aplicadas na prática", acrescenta a professora.

Diele e Luana são moradoras de Nova Aurora. Luana foi criada em Marajó e a praça tem um significado especial para ela. Por este motivo a atividade também se tornou afetiva, ainda mais com o envolvimento da comunidade, que ajudou com a arrecadação das plantas e os pneus que foram usados como vasos. Após o trabalho em conjunto, um novo cenário emoldura a igreja de São Bom Jesus. "Para a melhoria da praça principal do distrito, foi proposto uma arborização e paisagismo, pois ali não existia nenhum tipo de flor, lembrando que as mesmas deixam o ambiente mais alegre e vivo. Plantamos cinco novas árvores. Futuramente serão instaladas duas lixeiras e será feita a pintura do meio-fio", descrevem as acadêmicas.

Para definir o que seria necessário fazer na praça, as alunas contaram com a ajuda da Secretaria de  Agricultura e Meio Ambiente de Nova Aurora. Juntos projetaram as mudanças e levantaram os recursos junto à comunidade. "A praça estava sem atrativo visual e as pessoas já queriam fazer algo diferente por lá. O impacto foi imediato no bem-estar. Com poucos recursos conseguimos este resultado, além de ser sustentável", relata a secretária, Juliana Correia.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Solange Smolarek Dias, comemora estas iniciativas que mostram o potencial técnico e humanizado dos futuros profissionais. "A iniciativa, profissionalismo e empreendedorismo são valores dos professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG. Agregamos a solidariedade e a gentileza urbana, o que em muito nos orgulha!".

Parceria entre cursos resulta em projetos para restaurante universitário
Integrantes do Acadêmico Empreendedor apresentam startups para banca avaliativa
2020 Cascavel
Vestibular Agendado: Vanessa é profissional da área da saúde e quer evoluir ainda mais cursando Enfermagem