Egresso de Farmácia tem pesquisa de TCC publicada em revista científica

Adilson Bosseto se formou em 2018 e é mestre em Biologia Molecular

06/07/2020

Adilson Bosseto é farmacêutico, egresso de 2018 do Centro FAG. O seu artigo científico, apresentado como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)"Interações medicamentosas entre psicofármacos e a relação com perfil de prescritores e usuários" está em plena repercussão. O estudo foi publicado pela revista científica Journal Health NPEPS. O profissional já é mestre em Biologia Molecular, pela Unioeste, e pretende fazer doutorado na área.

Sobre o processo de pesquisa, Adilson analisou as receitas apresentadas em uma farmácia de Cascavel, incluindo apenas os psicofármacos que são medicamentos que agem no sistema nervoso central. "O uso de psicofármacos tem aumentado significativamente nos últimos anos e a combinação de fármacos pode reduzir a eficácia e/ou favorecer reações adversas de diferentes gravidades. Algumas interações medicamentosas apresentam potencial para causar danos permanentes, muitas são responsáveis por deterioração clínica do paciente e hospitalizações, enquanto que outras são leves e não exigem medidas especiais", explica.

Ele enfatiza, ainda, que muitas pessoas não se adaptam aos medicamentos ou interrompem o tratamento em função de efeitos colaterais, que podem ser causados por uma associação equivocada ou sem uma análise mais adequada sobre as possíveis interações medicamentosas.

As especialidades médicas que prescrevem psicofármacos, que potencialmente interagem entre si, também constam na pesquisa. "Não se sabe se essa interação é causada propositalmente para aumentar o efeito ou ela é desconhecida pelo prescritor", salienta o autor.

No estudo de Adilson, os psiquiatras foram os médicos responsáveis por 52,5% das prescrições contendo possíveis interações. Do total das receitas advindas desses profissionais 41,6% continham uma potencial interação, sendo que prescrições oriundas desta especialidade apresenta 2,8 vezes mais chances de ocorrerem interações medicamentosas do que a especialidade de Cardiologia, na qual 92% do total das prescrições eram isentas de interação.

A pesquisa apontou que 1.344 pacientes que utilizaram psicofármacos, a amostra foi principalmente representada por mulheres. Dos pacientes que usam mais de um medicamento da mesma classe 55,4% apresentaram possíveis interações moderadas e 34,7% apresentaram possíveis interações graves. Daqueles pacientes com interações potencialmente graves, 90 deles (70%) utilizavam mais de um medicamento da mesma classe, no mesmo período. Em contrapartida, somente 12 (5,83%) dos pacientes com interações moderadas tinham duplicidade terapêutica.

"Neste trabalho 90,8% (304) das pessoas que utilizaram concomitantemente mais de um tipo de medicamento controlado no mesmo período, esteve vulnerável a experimentar uma possível interação medicamentosa entre psicofármacos. Quando se considera todas as pessoas que utilizam esses medicamentos naquele período, 25% da amostra (337) está na parcela da população com provável chance de experimentar uma interação medicamentosa do tipo fármaco-fármaco", explica.

O TCC foi orientado pela professora Leyde Peder que resume a importância da publicação para a ciência e para carreira profissional e acadêmica. "Com a publicação outros pesquisadores podem ter acesso ao estudo e assim obter informações para novas descobertas. Além disso, ter uma pesquisa publicada faz com que o aluno ou profissional perceba a relevância do seu esforço para contribuir com o meio científico. Quando consigo ajudar em uma publicação tenho a sensação de dever cumprido".

Para acessar o estudo clique no link.

Equipe de Handebol se reencontra para realização de testes físicos
1597182046.jpg
Vestibular Agendado: Ciências Contábeis oferta vagas remanescentes
Programa de Pós-graduação da FAG oferta mais de 25 cursos