Centro Universitário FAG

Projeto vencedor do Startup Garage 2019 é selecionado em edital de inovação

Plataforma PhotoFreela reúne fotógrafos freelancers para coberturas de eventos em todo o País

29/07/2020


No curso de Fotografia do Centro Universitário FAG, as então acadêmicas Bel Caetano e Renata Wieczorek receberam um desafio da professora Luciana Ferraz: criar uma proposta de startup que pudesse solucionar algum problema no setor. Bel, que já atuava como fotógrafa profissional há alguns anos, tinha uma ideia: quando morava no Acre e trabalhava na empresa da família, fundada pelo pai, sentia que uma das maiores dificuldades era encontrar fotógrafos freelancers (profissionais contratados sob demanda) para dar suporte na cobertura de grandes eventos. Renata, por sua vez, nunca havia entrado em contato com o mundo do empreendedorismo e, por isso, ainda não tinha um caminho certo a seguir no desenvolvimento do trabalho.

"Caímos no mesmo grupo, e a Bel relatou que lá em Rio Branco, quando fazia cobertura de grandes formaturas e outros eventos, ela e a família tinham dificuldade de encontrar freelancers. Entendi que isso realmente não acontecia só no Acre. Na verdade, sempre que um fotógrafo, autônomo ou não, fecha contrato, ele já precisa contratar alguém para dar suporte ao trabalho", conta Renata. Pensando nisso, as então acadêmicas desenvolveram uma ideia de negócio que consistia na conexão entre fotógrafos e freelancers para facilitar a contratação e prestação de serviço. O trabalho da disciplina, no entanto, foi além e passou fazer parte de um projeto complementar.

"Desde 2016, firmamos com o Sebrae/PR o convênio de educação empreendedora. Em 2018, lançamos a primeira turma do Startup Garage e quando abrimos a segunda, em 2019, chamei as meninas e acadêmicos de outros grupos para participarem. Elas aceitaram e participaram de todas as etapas", relembra a professora Luciana Ferraz, coordenadora do projeto Acadêmico Empreendedor, da FAG.

O Programa consiste na preparação, entre três e quatro meses, de acadêmicos de diversos cursos do Ensino Superior para as habilidades e os comportamentos empreendedores. Os participantes têm acesso a oficinas, workshops, meetups (encontros com os membros do Programa) e integração com o ecossistema local de inovação, com o objetivo de desenvolverem projetos de startups. Ao final, todos são submetidos à avaliação de uma banca convidada, que analisa itens como viabilidade, criatividade e planejamento.

"O Startup Garage não quer apenas incentivar a criação de novos negócios, mas principalmente, estimular a visão empreendedora dos acadêmicos, apresentando o universo das startups, que é a base da metodologia. Dessa forma, o Programa envolve atividades muito práticas e os alunos são instigados a pensar no empreendedorismo", explica o consultor do Sebrae/PR, Gabriel Caus. 

No ano passado, Bel e Renata receberam o reconhecimento pela participação no Programa, conquistando a primeira colocação. O trabalho, no entanto, não parou por aí. Incentivadas pela professora Luciana, a ideia da plataforma batizada de PhotoFreela figurou em diversas capacitações e oficinas. Com o Sebrae/PR e o apoio da professora, as empreendedoras fizeram pitches, participaram de treinamentos com grandes nomes da inovação, como Fernando Valle Figueiredo e Edson Mackeenzy, e decidiram se inscrever no "Radar de Inovação", edital proposto pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), Sebrae e ACICLabs.

"Decidimos participar por incentivo da professora, que nos motivou muito a continuar investindo na ideia. Participamos da seletiva com mais de 50 empresas e fomos selecionadas. Tivemos mentorias, fizemos vários contatos, encontramos dois novos sócios e, recentemente, passamos para a segunda fase. Agora, temos que cumprir alguns requisitos e se tudo der certo, poderemos receber R$15 mil para investimento na PhotoFreela", enfatiza Renata.

Com o primeiro investimento, as empreendedoras, junto aos sócios Paulo Lenz Junior e Álvaro Bizinela, pretendem investir em três pilares: programação da plataforma, registro de patente e alinhamento jurídico.

"É uma realização muito grande. Nosso objetivo, enquanto docentes, é oferecer subsídio técnico e prático para que os acadêmicos concluam a graduação demonstrando preparo diferenciado no mercado de trabalho. As meninas foram muito longe e com os outros dois sócios, poderão receber o investimento e comprovar que o Startup Garage vai muito além do ambiente acadêmico", enaltece a professora Luciana.

"No Startup Garage, o foco é a ideação. Como a PhotoFreela já tinha uma ideia mais ou menos formatada, elas conseguiram aproveitar cada etapa para deixar o projeto ainda mais consolidado. É um exemplo que mostra: por mais que o Programa aconteça dentro das Universidades, ele abre portas para o empreendedorismo. É a oportunidade de pensar e testar projetos que podem virar negócios no futuro", conclui Caus.

Neste ano, as inscrições para a terceira turma do Programa já foram abertas no Centro Universitário FAG e na FAG Toledo. As inscrições devem ser feitas no link.        

Em caso de dúvidas, entrar em contato com as Coordenadoras do projeto, professora Luciana Ferraz (45-99837-0605) e professora Maria Paola de Andrade Ajala (44-99803-2805).

Fonte: Assessoria Sebrae

1597184738.jpeg
Equipe de Handebol se reencontra para realização de testes físicos
11
Agosto
2020 Cascavel
1597182046.jpg
Vestibular Agendado: Ciências Contábeis oferta vagas remanescentes
11
Agosto
2020 Cascavel
1597094130.jpg
Programa de Pós-graduação da FAG oferta mais de 25 cursos
10
Agosto
2020 Cascavel
1597092078.jpeg
Formandos de Engenharia Civil receberão diplomas em cerimônia realizada em campo de práticas acadêmicas
10
Agosto
2020 Cascavel
1597090726.jpg
PIBID e Residência Pedagógica: escolas-campo são selecionadas
10
Agosto
2020 Cascavel
1597069479.jpg
Coordenadora de Direito da FAG Toledo é convidada para falar sobre a Lei Maria da Penha
10
Agosto
2020 Toledo
1597069074.jpg
Novas perspectivas na Publicidade será tema de Aula Magna na FAG Toledo
10
Agosto
2020 Toledo
1596837931.JPG
Nosso Agro Realiza: colação de grau de Agronomia é realizada em meio à Fazenda Escola
07
Agosto
2020 Cascavel
1596812649.jpeg
NPJ da FAG Toledo é contemplado com bolsa da Fundação Araucária
07
Agosto
2020 Toledo
1596812298.jpg
Educação hospitalar será tema de Aula Magna na FAG Toledo
07
Agosto
2020 Toledo
1596745859.jpg
Vestibular Agendado: Reserva florestal de 17,4 hectares e laboratórios são alguns dos diferenciais do curso de Biológicas
06
Agosto
2020 Cascavel
1596741384.jpg
COOPEX divulga resultado do processo seletivo de Bolsa de Capacitação Docente e Técnico-administrativo
06
Agosto
2020 Cascavel