Centro Universitário FAG

Assis Gurgacz compartilha experiência empreendedora em live

"Escolham a encruzilhada do trabalho, da honestidade e da educação. Tudo se constrói com conhecimento".

14/10/2020


A live inspiradora "Abrindo Caminhos: Uma História de Empreendedorismo" com o reitor do Centro FAG, Assis Gurgacz, teve a participação de professores e alunos do CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto. A transmissão foi disponibilizada para toda a comunidade pelas redes sociais (Instagram e Facebook), para que Assis pudesse compartilhar sua experiência de vida, baseada em muito trabalho, criatividade, visão, coragem e humildade.

Aos 16 anos, seu Assis mudou de Cruz Machado -PR para Cascavel em busca de melhores oportunidades de trabalho, com o sonho de ser motorista, se não, dono de um ônibus. Aos 23 anos de idade, para dar início a concretização deste sonho ele trocou gado e a posse de terra por um ônibus. E assim iniciou: transportando passageiros de Cascavel a Santa Tereza do Oeste. No volante do ônibus ele avistava outros caminhos. Sempre com o apoio incondicional da esposa Nair Ventorin Gurgacz, ressaltado por Assis. "Com a construção da usina hidrelétrica de Itaipu, na década de 70, muitos colonos foram indenizados e estavam migrando para o Paraguai. Então me veio a ideia de ajudar na colonização de Rondônia, levando esse pessoal para lá. Eram 3.200 quilômetros, sem asfalto", relembra Assis. 

Iniciativas como essa não mudaram apenas a sua história de vida, mas contribuíram para o desenvolvimento econômico e social, que ressoou no Paraná, em Rondônia e em outros estados. A Empresa União Cascavel é uma das maiores transportadoras rodoviárias do país. Assis salientou que nada foi fácil mas que nunca desistiu. "Muitas vezes eu chorei, perdi o sono, pois na medida que se cresce aumentam os empecilhos. Mas eu nunca desanimei". 

Outros setores foram explorados por Assis Gurgacz em sua trajetória empreendedora: educação, comunicação, mineração e saúde. Questionado sobre como idealizou a FAG, Gurgacz conta que há 20 anos, observou que as instituições locais não tinham estrutura e nem mão de obra qualificada para formar bons profissionais. "Eu com apenas seis meses de banco escolar, sabia que Cascavel não iria ter bons profissionais se não investíssemos em estrutura e bons professores. A FAG hoje, que leva o meu nome, tem o compromisso de oferecer excelentes laboratórios e, mais do que isso, professores e funcionários que fazem o melhor pelos nossos estudantes". 

A proposta interativa entre professores e alunos do CEEP com o Reitor faz parte do projeto Despertar do CEEP, em parceria com a SEED (Secretaria Estadual de Educação) e Sebrae, aos alunos do curso técnico de Administração. No estúdio estiveram acompanhando o senhor Assis, o coordenador de Administração do Centro FAG, Eudiman Heringer, e a gerente de marketing, Josefa Moreno. O suporte técnico para a transmissão foi da equipe da TV FAG.

Empreender a vida

A professora Marisa Lurdes Cherini, que conduz o Despertar, conta que o impacto é diferente quando se pode contar com a história de um empreendedor local. "O foco maior do projeto é empreender a vida. Quando se traz uma personalidade como o senhor Assis, contando como ele iniciou a sua trajetória, um adolescente de 16 anos que teve a coragem de mudar de cidade e construir o patrimônio que ele construiu, é impactante para a vida profissional deles, estimula muito o nosso aluno. Para o sucesso, a pessoa tem que ter os comportamentos empreendedores, entre eles a resiliência, que é exemplificada na história do senhor Assis".

O aluno do primeiro ano do ensino médio, Winícius Eduardo Pinto Prestes de Oliveira, aos 15 anos, define que para ele empreendedorismo é também autoconhecimento sobre metas pessoais. "É preciso autoconhecimento sobre suas forças, fraquezas e qualidades. A partir disso, você consegue estabelecer metas em sua vida e aprende a mantê-las ao invés de desistir. A História do senhor Assis me mostrou vai ser necessário enfrentar barreiras na vida. O fato dele ter começado com um ônibus e hoje ser dono de uma empresa de transporte, é o que mais me inspira". 

Assis terminou a sua fala aconselhando os jovens sobre as escolhas que devem fazer, pois são muitas distrações que podem desviá-los do caminho certo. "Escolham a encruzilhada do trabalho, da honestidade e da educação. Tudo se constrói com conhecimento". 

O vídeo da live está disponível no Facebook do Centro FAG. 

1603488397.jpeg
Acadêmica de Medicina publica artigo em revista científica conceituada
23

2020 Cascavel
1603487432.jpg
Curso de Psicologia oferece terapia online em grupo para os acadêmicos do Centro FAG
23

2020 Cascavel
1603477217.png
NAP oferece o curso de Importação Eletrônica na Prática
23

2020 Cascavel
1603405547.jpg
Enade: Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição conquistam nota 4
22

2020 Cascavel
1603403420.jpeg
ECCI: Eduardo Bueno reflete sobre a construção do amanhã com base na história
22

2020 Cascavel
1603387168.jpeg
FAG Toledo: Agronegócio recebe nova 5 no ENADE
22

2020 Toledo
1603387080.jpg
FAG Toledo: Vídeos do Encitec devem ser acessados via Youtube
22

2020 Toledo
1603309785.jpeg
Enfermagem: NAP oferta aperfeiçoamento em Curativos Especiais
21

2020 Cascavel
1603310585.jpeg
Docente e acadêmica de Psicologia participam de encontro online com professores do Colégio Interlagos
21

2020 Cascavel
1603305653.jpg
Acadêmico de Ciências Contábeis é ganhador do Trote Solidário da FAG Toledo
21

2020 Toledo
1603304717.jpg
Vestibular FAG 2021: Fotografia é conceito 5 na avaliação do MEC
21

2020 Cascavel
1603303330.jpeg
Uso de tecnologias na educação vai nortear debates no Encitec da FAG Toledo
21

2020 Toledo