Fazenda Escola colhe Laranja Kinkan
Laranjinhas são originárias do Japão e no Centro FAG existem 15 pés da fruta
A Fazenda Escola do Centro Universitário FAG está colhendo uma laranjinha conhecida como Kunquat ou Kinkan. A fruta é originária do Japão e pode ser consumida in natura com casca ou ainda ser usada para preparos de doces e compotas.
Conforme a professora Ellen Doll Hojo, a Kinkan é um fruto bastante pequeno. "Essa laranja mede cerca de 3 cm, possui casca comestível e é muito apreciada quando transformada em doces. Essa laranja pertence a um gênero que é próximo do citros, a Fortunella", explica
No Centro FAG existem 15 pés desta laranja, estando em plena produção, a colheita ocorre conforme o amadurecimento dos frutos. A planta é de baixo porte, chegando a 1,5 metros de altura, deste modo é recomendado para vasos e cultivos em varandas de apartamento, como sugere Ellen. Rica em vitamina C, a fruta também possui pH parecido com as críticas mais conhecidas, como Tangerina, Limão e Laranja.
A professora conta que o reitor da FAG, Assis Gurgacz, gostou muito da Kinkan e pretende aumentar o volume de pés na Fazenda Escola. "Ele amou os frutos, vamos até ampliar a quantidade de plantas", diz.
Assim como as outras variedades disponíveis na Fazenda, a Kinkan também compreende o espaço de estudos dos acadêmicos de Agronomia, em especial nas aulas direcionadas a esse tipo de produção. "Nossos alunos são sempre bem-vindos para aprender a cultivar todos os tipos de plantas para saírem da Instituição mais completos possíveis", afirma.
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel