Teoria aplicada na prática: Arquitetura desenvolve protótipos de sistemas por cabos

Atividade foi aplicada pela professora Camila Pezzini. Nesse bimestre os alunos tiveram um desafio: estudar e compreender um determinado tipo de sistema estrutural

12/04/2021

Durante este primeiro bimestre de 2021, os acadêmicos do 3º período noturno do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG, desenvolveram na disciplina de Sistemas Estruturais maquetes, que aplicam na prática o conteúdo estudado durante as aulas teóricas.

A professora proponente da atividade é a Camila Pezzini, que explica que os alunos estão entendendo direitinho o comportamento dos sistemas, por meio das maquetes que apresentam cabos tensionados, representados por fios de nylon. "Nesta disciplina nossos alunos conhecem os sistemas estruturais e suas associações, entendendo o comportamento desses sistemas, linkando as questões funcionais da estrutura com as possibilidades formais e estéticas, aumentando inclusive o repertório projetual", diz.

Camila coloca que quando os estudantes entendem as várias possibilidades, ganham mais liberdade de criação, já sabendo conciliar questões técnicas e funcionais das estruturas. "A prática arquitetônica requer que o arquiteto atenda às três questões básicas definidas por Vitrúvio, conhecida como a tríade vitruviana: Estética; Técnica; e Função. Por isso, o estudo de disciplinas como sistemas estruturais é fundamental na formação do arquiteto".

Os acadêmicos tiveram que estudar e compreender um determinado tipo de sistema estrutural e, como base nisso, criar o estudo preliminar para um projeto, que tinha como tema "Pavilhão de Exposições", aplicando o sistema estudado. "Com isso solicitei que eles elaborassem um protótipo da proposta. O resultado foi muito interessante, pois puderam ver realmente o comportamento da estrutura na prática. Percebo a turma bastante entusiasmada com as novas descoberta", diz.

"Pode parecer complicado, exige mudança de mindset, mas o resultado pode ser surpreendente", diz Vânia Mombach

A estudante Vânia Mombach desenvolveu a atividade e afirma que quando um profissional de arquitetura conhece a diversidade de sistemas estruturais disponíveis, muda a percepção de algo que "atrapalha" a estética do projeto para algo que oferece a oportunidade de conceber uma edificação a partir do modelo estrutural escolhido e projetar obras únicas, diferenciadas e até mesmo, esculturais.

"O Centro Universitário FAG proporciona esse conhecimento aos acadêmicos e é incrível a ideia de desenvolver projetos lançando mão desse saber. Pode parecer complicado, exige mudança de mindset, mas o resultado pode ser surpreendente", conta a aluna do 3º período. "Nas aulas da disciplina a professora Camila assessorou os acadêmicos em pesquisas sobre os diversos modelos estruturais e na construção de maquetes para demonstrar o funcionamento de cada sistema".

Conforme a estudante, o sistema estrutural por cabos é leve, possui grande flexibilidade e resistência e possibilita vencer grandes vãos. "É muito utilizado em pontes pênseis e estaiadas, bem como nas lajes protendidas. Está sempre associada a outros sistemas estruturais como pilar, viga e folha", explica.

A maquete, desenvolvida pela Vânia, foi confeccionada com materiais simples como isopor, palitos de bambu e fios de nylon, sem preocupação estética. "O objetivo é demonstrar o funcionamento do sistema estrutural por cabos, comprovando seu grande potencial na execução de obras com grandes vãos, que permitem amplo espectro de visão", completa.

A coordenadora do curso, professora Solange Smolarek, repassou que está orgulhosa do trabalho desenvolvido pela professora. "Nossos docentes sempre inovam e transformam o difícil em lúdico, bem como alunos, que são proativos e nos oportunizam oferecer-lhes aprendizagens inovadoras", elogia.

pedagogia.jpg
Pedagogia lança e-book com foco na formação docente e pedagogias do futuro
2021 Cascavel
Presidente da DEMCA ministra aula sobre diretrizes da espiritualidade em cardiologia na prática clínica
Arquiteta e Urbanista pesquisa sobre Urbanismo de Gênero em mestrado na UFPR
Colégio Estadual Padre Carmelo recebe ação da Psicologia FAG
1620939612.jpg
FAG Toledo oferta curso para solução de problemas financeiros
1620938981.jpg
FAG Toledo: Palestra vai abordar o uso de tecnologias digitais na Educação
1620938308.jpeg
Reitor do Centro FAG e presidente da Coopavel motivam líderes
1620935519.jpg
Supreme Bartender é excelente opção para apaixonados por coquetelaria
Uniacesso-materia.jpg
Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem agora também no período matutino
1620928015.jpg
Atenção Enfermeiros! Especialização em Urgência e Emergência está com vagas abertas
1620923943.jpg
FAG Toledo recebe primeiras doações do Trote Solidário
wil11.jpg
FAG Toledo: Acadêmico de Publicidade ministra aulas de desenho pela internet
2021 Toledo

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.