Arquitetura continua em festa! Mais uma egressa se torna mestre

Sandra Magda Mattei Cardoso, graduada em 2012 e pós-graduada em 2013 pela FAG, acaba de receber o título dentro da esfera das Ciências Ambientais

10/06/2021

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG comemora mais um título conquistado por uma egressa da graduação. Sandra Magda Mattei Cardoso, formada em 2012, acabou de se tornar mestre por meio do programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) campus Toledo.

A arquiteta, além de graduada pela FAG, também se formou na Instituição na Pós em Docência no Ensino Superior, em 2013. Sandra explica que chegou até esse mestrado por meio da indicação de colegas e que o processo de seleção foi por meio da análise do currículo Lattes e de prova escrita referente a textos respectivos ao programa.

A área de estudos da profissional seguiu a linha de Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente. O título da dissertação foi: "Avaliação do funcionamento de um sistema de biorretenção através  da fitorremediação para jardins de chuva em áreas urbanas". "O fio condutor para a pesquisa são os problemas dos alagamentos e inundações em áreas urbanas. A pesquisa aborda uma técnica de biorretenção através da fitorremediação para jardins de chuva em áreas urbanas, onde visa minimizar os efeitos negativos causados pelos alagamentos e inundações, bem como no uso de plantas para ajudar a diminuir a poluição de metais pesados no solo e água", diz.

Segundo Sandra, algumas alternativas são chamadas de técnicas compensatórias em drenagem urbana, que fazem referência ao armazenamento temporário e à infiltração das águas pluviais. "Essas práticas são aliadas ao paisagismo onde o jardim de chuva pode ser inserido facilmente, no meio urbano tanto nos espaços livre públicos como os passeios, praças e calçadões, como nos espaços privados das residências e edifícios integrando o construído com a natureza", comenta.

A fitorremediação se deu através da planta Alocasia Macrorhiza, popular Orelha-de-elefante, onde foi feita a análise em laboratório da água in natura e da água percolada em um protótipo que simulou a precipitação pluviométrica. "Os resultados obtidos foram bastante positivos e vão além da pesquisa, pois é uma relação de conduta para as cidades", afirma. A arquiteta conta que os resultados analisados para a absorção dos metais Ferro (Fe) e Zinco (Z), apresentaram uma redução acima de 90%.

"Com esses resultados a Alocasia Macrorhiza, se torna um coadjuvante nesse sistema de biorretenção através da fitorremediação, contribuindo assim para descontaminação ambiental, também se apresenta de baixo custo e com viabilidade para ser implantado no meio urbano", explica Sandra. "Este estudo contribui para o desenvolvimento de técnicas e alternativas que auxiliem no manejo das águas pluviais urbanas de maneira eficiente e sustentável, o que é essencial para a melhoria da qualidade urbana ambiental das cidades e da vida da população".

"Sempre tive muito apoio dos professores na graduação"

Sandra coloca que seu foco na vida acadêmica é a docência. "Quando era estudante tive professores que me mostraram caminhos. Eu também, depois de formada, ministrei aulas no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG de 2013 a 2019. Sou encantada pela docência, a qual me motiva ao aperfeiçoamento", diz.

"Sempre tive muito apoio dos professores, enquanto aluna, para fazer projetos de extensão e artigos. Depois, enquanto docente, ministrei a disciplina de Paisagismo que me aproximou ainda mais da pesquisa nesta área do mestrado. Nas orientações dos alunos de TCCs quase sempre foi em paisagismo, nisso fui observando a relação de áreas degradadas e regeneradas através das espécies vegetais", relembra.

A coordenadora de Arquitetura da FAG, professora Solange Smolarek, não esconde a alegria em ver os ex-alunos trilhando caminhos de sucesso. "Estamos felizes pela brilhante conquista da Sandra e que, com mais essa conquista, o CAUFAG se consagra como celeiro de excelentes profissionais e pesquisadores na região".

Vestibular FAG 2023: Inscrições começam no domingo
Arquitetura recebe o Dr. Fúlvio Natércio Feiber
2022 Cascavel
Handebol FAG enfrenta o Sarandi em partida classificatória para a final do Campeonato Paranaense
2022 Cascavel
FAG Toledo participa de evento com foco em inovação
2022 Toledo
Professora de Letras promove atividades divertidas
Centro FAG marca presença na Feira das Profissões de Cascavel
Fonoaudiologia realiza atividade integrativa
FIES: Prazo para complementar informações vai até 19 de agosto
Eduardo Cambi, professor de Direito, é nomeado desembargador do TJPR
Professora de Agronomia se torna doutora em Engenharia Agrícola
2022 Cascavel
Pharma Week é encerrada com sucesso total!
Preparatório Certificação Profissional Anbima CPA-20
2022 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.