Professor de Direito recebe título de mestre em Direito Público
O Programa de Mestrado e Doutorado é proveniente de uma parceria entre Centro FAG, Unisinos, Unioeste e Escola de Magistratura do Paraná.
O curso de Direito tem um novo mestre em seu corpo docente. O professor Guilherme Rezende defendeu sua dissertação e concluiu o Mestrado em Direito Público, pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), do Rio Grande do Sul, realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação da FAG, Unioeste e Escola de Magistratura do Paraná.
A linha de pesquisa, escolhida por Guilherme, foi Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização. O título da sua dissertação é "A Efetividade do Processo Penal como Direito Humano da Vítima de Crime: Uma Análise a partir das Diretrizes da Corte Interamericana de Direitos Humanos".
"Existe, de acordo com as diretrizes da Corte Interamericana de Direitos Humanos, uma necessidade de garantir processo penal efetivo, para dar resposta à vítima e à sociedade, com a finalidade de não permitir que se viva em um ambiente de impunidade. Analisei casos em que o Brasil foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, para extrair uma conclusão no sentido de que efetivamente o Brasil tem obrigação de investigar, processar e punir violações de direitos humanos, para evitar a impunidade", explica Rezende.
Rezende é professor da casa há 10 anos, atualmente ministra aulas de Direito Processual Penal. Além do mestrado, possui três especializações. O docente reforça que ao longo desses dois anos, o conhecimento adquirido com as pesquisas e com o desenvolvimento da dissertação foi aplicado junto aos seus alunos. "A atuação na docência exige constante capacitação para aprimorar as atividades. Todo conhecimento dissemina-se em sala de aula", relata.
Parceria Mestrado e Doutorado
Em um modelo inédito na região, em 2019 a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) firmou convênio interinstitucional com o Centro Universitário FAG, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Escola de Magistratura para capacitação em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado em Direito. Ao todo oito professores do Centro Universitário FAG e FAG Toledo ingressaram no programa. Rezende foi o primeiro a defender a dissertação.
O Programa tem avaliação seis na CAPES por três avaliações consecutivas e no Brasil são apenas três programas de pós-graduação, dos mais de 100 que existem, que possuem esse mesmo nível de avaliação.
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Toledo
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel