Artigo científico elaborado para TCC do curso de Farmácia é publicado em revista internacional

A farmacêutica Heloise Skiavine Madeira pesquisou sobre testes sorológicos e de PCR nos hemocentros para detecção de vírus durante período de janela imunológica

18/06/2021

A farmacêutica Heloise Skiavine Madeira, egressa de 2020, tem obtido muitas conquistas: a graduação; a rápida colocação no mercado de trabalho; o ingresso no programa de mestrado da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e mais recentemente, a publicação de sua pesquisa.

A revista científica SPJ (Saudi Pharmaceutical Journal) publicou o artigo, resultado do TCC de Heloise, intitulado "Correlação entre sorologia e Teste de Amplificação de Ácido Nucleico (NAT) em doadores de sangue reagentes para o vírus da Hepatite B, Hepatite C e Vírus da Imunodeficiência Humana e avaliação do perfil epidemiológico dos infectados, em Hemocentros no estado do Paraná". Para conferir o artigo, clique aqui.

A profissional explica que, como existe o período de janela imunológica/diagnóstica nessas infecções virais, que é o período que o organismo leva a partir de uma infecção para produzir anticorpos na defesa contra o antígeno, os testes sorológicos (que detectam anticorpos) não são eficazes. "Nesse sentido, ao doar sangue, se o doador encontra-se nesse período, somente o teste de sorologia não detectará a infecção, podendo ocasionar resultado falso negativo. Além disso, na maioria das vezes, o indivíduo que se encontra nesse período, é assintomático", explica.

Nesse sentido, foram introduzidos testes moleculares, como o NAT, que também usa a técnica de PCR - hoje em voga por detectar SARS-CoV- 2-, que fará o diagnóstico do material genético do vírus, consequentemente sendo uma tecnologia complementar aos testes sorológicos em bancos de sangue.

"O objetivo do meu trabalho foi comparar as duas metodologias para identificar o doador no período de janela diagnóstica, bem como determinar a prevalência de doadores de sangue de todos os Hemocentros do Paraná, que apresentaram positividade para determinadas infecções, analisando também o perfil epidemiológico dos mesmos, para contribuir com o aprimoramento epidemiológico e para estudar a dinâmica da infecção".

A Saudi Pharmaceutical Journal (SPJ) é uma revista de alto impacto pertencente a Sociedade Farmacêutica da Arábia Saudita indexada pela base de dados Embase (uma das maiores do mundo). Possui fator de impacto 2.879 e Qualis Capes A2, que contempla periódicos de excelência internacional. "Como pretendo seguir a docência, publicações como estas são muito bem-vindas, ajudam a enriquecer o currículo e a ser introduzido cada vez mais no universo científico".

Para o TCC, Heloise contou com a orientação da professora Leyde Peder e coorientação do professor Claudinei Mesquita da Silva. "Sobre os tempos de graduação as lembranças são as melhores possíveis. Época de muito foco, muito estudo e dedicação (assim como ainda vem sendo como mestranda). Saudades das amizades que fiz, dos estágios, das preocupações com as coletas de dados no Hemocentro para o TCC. Saudade e gratidão aos professores, especialmente à minha orientadora e meu coorientador, que desde o segundo ano da faculdade me inseriram no universo dos artigos científicos, programas de bolsas. Serei eternamente grata", considera.

Escrita Acadêmica - TCC e Artigo Científico
Design de Interiores recebe a egressa Isadora Heloise do Estúdio Forma
Alunos de Ciências Biológicas analisam microfauna local
NOTA DE FALECIMENTO
2021 Cascavel
Centro FAG continua com apoio à campanha de vacinação contra a gripe
2021 Cascavel
Visita técnica mostra na prática como são usadas fôrmas de isopor na construção civil
Alfaces de excelente qualidade criam belos tapetes na Fazenda Escola
NAP: Aperfeiçoamento em Produção de Aves
2021 Cascavel
FAG Toledo realiza recepção especial no retorno das aulas presenciais
2021 Toledo
#DiasMelhores: FAG retorna 100% presencial
20210726_153025.jpg
Presidente do CREA/PR se reúne com cursos de Engenharia da FAG
1627320025.jpg
FAG forma veterinários, psicólogos, enfermeiros e agrônomos
2021 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.