Clínicas FAG: Fisioterapia promove reabilitação para pacientes Pós-Covid

Acadêmicos do 6º e do 8º período realizaram uma série de exercícios personalizados para melhorar a qualidade de vida do paciente. Projeto é vinculado ao SUS (Sistema Único de Saúde)

15/09/2021

As Clínicas FAG, que já são conhecidas pela excelência no atendimento ao paciente, sendo uma unidade de referência para diversos segmentos dentro do SUS (Sistema Único de Saúde) no estado, agora atuam na reabilitação Pós-Covid. A ação promovida por meio da disciplina de Fisioterapia Cardiorrespiratória, ministrada pelo professor César Luchesa, conta com o apoio dos acadêmicos do 6º e do 8º período do curso de Fisioterapia.

O docente explica que a Covid-19 é uma doença multissistêmica, com isso os pacientes acabam apresentando dificuldades respiratórias, cardíacas e de força muscular. "São pessoas que estão tendo uma necessidade muito grande de passar pelo processo de reabilitação. Além de contribuir com a qualidade de vida do paciente, são momentos que para o aluno se tornam muito interessantes, seja pelo aprendizado científico e técnico, seja pelo aprimoramento das técnicas vistas em sala de aula", diz Luchesa.

O projeto foi desenhado a partir da análise do número de pessoas acometidas pela doença, só no Paraná os dados mostram quase 1,5 milhões de casos confirmados desde o início da pandemia. "Com isso temos uma demanda muito grande. São pacientes que ficaram por muito tempo em UTI [Unidade de Terapia Intensiva], com ventilação mecânica, com perda de músculo e tecido ósseo", comenta.

"Temos pacientes que apresentam déficits neurológicos, alterações cardíacas, trombose e fraqueza muscular. São pessoas que levam um bom tempo para recuperar a capacidade cardiorrespiratória, com isso focamos na recuperação como um todo", explica o professor. São cerca de 10 pacientes acompanhados pelas Clínicas FAG. Os exercícios propostos são voltados para ganho de massa, melhora do condicionamento cardiorrespiratório e da condição proprioceptiva dos pacientes.

Atendimento gratuito

Os atendimentos gratuitos via SUS ocorrem por meio de encaminhamentos feitos pelas UBS's (Unidades Básicas de Saúde), USF's (Unidades de Saúde da Família) e pelas demais unidades públicas de saúde. Depois é realizada uma triagem e as pessoas são direcionadas para a FAG conforme a demanda e as necessidades. "O cenário atual pede a intervenção da Fisioterapia, até por que é uma área da saúde que está em destaque neste momento de pandemia, em razão do importante papel que o fisioterapeuta desempenha na internação e no pós-internamento", afirma a coordenadora geral das Clínicas FAG e coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Leda Paes Walker.

"O que eu mais quero agora é voltar a ter a minha vida como ela era"

Um dos casos atendidos na FAG é o do serralheiro Fábio do Amaral Guimarães, de 31 anos. Ele ficou 15 dias em UTI fazendo uso de oxigênio por meio de ventilação mecânica. A Covid chegou na vida dele em maio de 2020, na época a superlotação dos hospitais de Cascavel fez Fábio ser transferido para o Hospital Moacir Micheletto de Assis Chateaubriand. "Ao todo foram mais de 30 dias entre internamento e recuperação em casa, mas mesmo assim não voltei 100%. Tenho muito cansaço, fadiga e dificuldade para respirar", conta.

Fábio, antes de pegar o Coronavírus, tinha uma vida muito ativa no trabalho, na academia, e participava de esportes, como futebol. Depois de pegar a Covid o paciente acabou adquirindo problemas respiratórios e fraqueza muscular. Fábio também tem bronquite asmática, o que agrava o caso. Ele começou a reabilitação no dia 13 de agosto e vai seguir até o fim do ano, vindo semanalmente às Clínicas FAG para receber o atendimento, que varia de 40 a 50 minutos. "Estou bem confiante, o que eu mais quero agora é voltar a ter a minha vida como ela era", espera o paciente.

Na última terça-feira (14) o serralheiro fez exercícios com bicicleta ergonômica para membros superiores, esteira, alongamentos, agachamento com bola suíça, fortalecimento e atividades para controle da respiração. "Com esses exercícios queremos que ele volte a ter o controle respiratório e adquira a força muscular que acabou perdendo, trabalhando equilíbrio dinâmico e estático", conta Julia Maiara Kelm Costa, acadêmica do 6º período de Fisioterapia, que atende o Fábio. "Sempre preparamos os pacientes para os exercícios que são de mais esforço e com maior gasto de energia. Essa preparação é promovida por meio de um relaxamento com alongamentos e aquecimento aeróbico com a esteira para não acontecer lesões", completa a estudante.

1634333402.JPG
Professores recebem homenagem especial na FAG Toledo

2021 Toledo
Escola rural de Cascavel recebe materiais educativos produzidos por alunos de Pedagogia

Hospital São Lucas divulga edital com vagas de Residência Médica para 2022

Congresso Internacional de Humanidades será realizado em novembro

Handebol FAG está classificado para a semifinal do JUBs

Professor da Pós FAG escreve livro sobre o Novo Direito Internacional

2021 Cascavel
Professor de Medicina Veterinária ingressa no doutorado e dará sequência aos estudos com felídeos selvagens

2021 Cascavel
ComFAG: Professora vence pela segunda vez maior concurso de Fotografia de Maternidade do Mundo

Jornalismo e Publicidade promovem encontro com pós-doutor Alexandre Ferrari

Enfermagem recebe Wilson Riedlinger

FC Cascavel é analisado por acadêmicos de Educação Física

2021 Cascavel
ECCI: Prazo para submissão dos trabalhos científicos é prorrogado até 18 de outubro

2021 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.