FAG: Egressos atuam como engenheiros de Motorsport na Europa

André e Ramon se formaram em Engenharia Mecânica na FAG; na sequência fizeram mestrado em Motorsport na Cranfield University.

13/10/2021

O interesse por carros de corridas muitas vezes surge na infância e é uma paixão que persiste na vida adulta e  pode influenciar a escolha profissional. Essa é a história de André Pedralli e Ramon Zaura. Os jovens engenheiros mecânicos são egressos do Centro FAG e mestres em Engenharia Automobilística (Motorsport Engineering). Atualmente trabalham em equipes importantes da Europa, onde também cursaram o mestrado na Cranfield University, na Inglaterra.

André começou ainda criança no Kart, além de competir, abriu uma escolinha de pilotagem em Cascavel, enquanto cursava Engenharia Mecânica. Ramon sempre foi apaixonado pelas corridas de Fórmula 1. "Acredito que vem de quando era criança e assistia Fórmula 1 com o meu pai. Também gostava muito de programas sobre carros, modificações e etc. Aí comecei a me interessar mais pela engenharia mecânica, e também pelo automobilismo", explica.

Ainda durante a graduação, os colegas procuravam por cursos de engenharia voltados para carros de competição, que são geralmente realizados fora do país. Antes mesmo do mestrado, em 2017 eles já haviam embarcado para a Inglaterra para um curso de introdução ao mestrado de Motorsport Engineering. Em 2018, após concluírem a graduação, foram selecionados para o programa.

Hoje André trabalha como race engineer (engenheiro de pista) para as equipes inglesas Arden Motorsport e a W Series, na categoria Fórmula 3, que é acesso para a Fórmula 1. O profissional é responsável pelo carro durante as corridas e os testes. "Eu analiso os parâmetros do carro, monitoro os sinais vitais importantes para o bom funcionamento do carro, como pressão, temperatura de óleo, temperatura da água, diversos sensores, canais, parte eletrônicas".

Atribui ao profissional também, a análise da pilotagem junto ao piloto para aprimorar pontos como a frenagem, retomada, ajustes em geral para um perfeito equilíbrio.

"O curso de Engenharia Mecânica me deu a base para o mestrado. Eu precisava de uma graduação que me desse suporte de engenharia para conseguir ingressar nessa pós-graduação. Até hoje utilizo muito o que aprendi no curso, no meu dia a dia, como termodinâmica, transferência de calor, materiais, etc.", reflete André.

Entre os pilotos reconhecidos pelo público brasileiro está Cacá Bueno, com quem trabalhou em 2019 na  Porsche Carrera Cup Brasil,  em Estoril, Portugal. Neste ano, as conquistas para a equipe foi o 3º lugar na etapa de Paul Ricard na França, na Fórmula Regional Europeia, e pela W Series o 2º lugar na etapa da Áustria no Red Bull Ring.

Ramon integra duas equipes de automobilismo, entre elas a inglesa WPI, na qual trabalha como engenheiro de dados/performance  Em 2020, devido à pandemia retornou ao Brasil, mas voltou à Europa em junho para acompanhar as temporadas da British GT e o GT4 European Series. A lista de pilotos com quem já trabalhou é extensa, entre eles o brasileiro Bruno Baptista, na Porsche Carrera Cup Brasil.

O engenheiro conta que o suporte do conhecimento do curso de graduação foi essencial para a conquista do ingresso no mestrado. "Sem esse conhecimento não teria uma base para uma pós-graduação no exterior", finaliza.

1634333402.JPG
Professores recebem homenagem especial na FAG Toledo

2021 Toledo
Escola rural de Cascavel recebe materiais educativos produzidos por alunos de Pedagogia

Hospital São Lucas divulga edital com vagas de Residência Médica para 2022

Congresso Internacional de Humanidades será realizado em novembro

Handebol FAG está classificado para a semifinal do JUBs

Professor da Pós FAG escreve livro sobre o Novo Direito Internacional

2021 Cascavel
Professor de Medicina Veterinária ingressa no doutorado e dará sequência aos estudos com felídeos selvagens

2021 Cascavel
ComFAG: Professora vence pela segunda vez maior concurso de Fotografia de Maternidade do Mundo

Jornalismo e Publicidade promovem encontro com pós-doutor Alexandre Ferrari

Enfermagem recebe Wilson Riedlinger

FC Cascavel é analisado por acadêmicos de Educação Física

2021 Cascavel
ECCI: Prazo para submissão dos trabalhos científicos é prorrogado até 18 de outubro

2021 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.