Veterinária FAG: Professora Ana Paula Gnoatto se torna Mestre em Zootecnia

Pesquisa foi sobre os Papagaios Verdadeiros. Profissional é egressa da FAG e hoje é a responsável técnica pelo Viveiro Conservacionista da Instituição

13/10/2021

A professora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FAG, Ana Paula Gnoatto, acaba de receber o título de Mestre em Zootecnia. A docente é egressa da Instituição e, além de atuar em sala de aula, é a responsável técnica pelo Viveiro Conservacionista da FAG, local onde a pesquisa do Mestrado foi realizada. O título do artigo apresentado foi: "Efeito do Floral de Bach na resposta comportamental e hormonal de Papagaios Verdadeiros (Amazona Aestiva) em ambiente cativo".

O processo seletivo para ingresso no Programa de Mestrado em Zootecnia da Unioeste campus Marechal Cândido Rondon foi por meio da análise de currículo somada a apresentação de um artigo científico. "Trabalhei com animais não ruminantes, que são as aves. A pesquisa foi desenvolvida com base nos Papagaios Verdadeiros, os mesmos que temos no viveiro. Fizemos a avaliação comportamental para diminuir o estresse desses animais e a análise dos glicocorticóides dos excrementos, principalmente o cortisol, que é um dos indicativos de estresse", explica a professora Ana Paula.

A pesquisa

Conforme o artigo da docente, nos últimos anos, a procura por pets não convencionais e animais silvestres tem crescido, se destacando o Papagaio Verdadeiro. "No entanto, a maior interação e a acomodação destes animais em cativeiro têm ocasionado alterações comportamentais nos grupos de animais cativos, uma vez que os animais não conseguem expressar seus comportamentos habituais. Na busca pelo bem-estar dos animais criados em cativeiro tem se intensificado o uso de técnicas de tratamento complementar, como a utilização de florais", afirmou Ana no texto da pesquisa.

A médica veterinária coloca, que desta forma, o objetivo do estudo foi determinar o efeito do fornecimento do Floral de Bach na resposta comportamental e hormonal de Papagaios Verdadeiros mantidos em ambiente cativo. "Foram utilizadas dez aves da espécie Amazona aestiva, divididas em dois grupos, 01 e 02, tratados com o Floral de Bach (Rescue Remedy®) e tratados com placebo. Estas aves durante a pesquisa ficaram em recintos individuais, com as mesmas medidas, recebendo a mesma alimentação", discorre.

Ana conta, que os tratamentos foram fornecidos em dois períodos de 15 dias cada um deles, intercalando-se posteriormente os grupos, sendo realizada a inversão dos grupos, ou seja, o grupo que estava recebendo placebo passou a receber o floral e o grupo que estava recebendo o floral passou a receber o placebo. "A análise da eficácia do tratamento foi feita pelo estudo comportamental baseado em um etograma, quantificando os comportamentos de cada indivíduo no grupo durante os tratamentos e avaliando principalmente os comportamentos estereotipados, característicos de estresse em cativeiro, juntamente com as observações foram realizadas as coletas das excretas das aves, para quantificação do metabólito hormonal Cortisol, pois este metabólito pode ser indicador de estresse".

Segundo a responsável técnica pelo Viveiro da FAG, os resultados encontrados por meio do estudo experimental indicaram que os grupos tratados com o floral apresentaram uma menor frequência em comportamentos indicadores de estresse, como a auto limpeza das penas, bicagem de poleiros e bicagem de grades, evidenciados  pelo etograma. "As análises de metabólitos hormonais nas excretas, indicaram que os grupos 01 (n5) e 02 (n5), que receberam o Floral de Bach pelo período de 30 dias não apresentaram diferenças significativas em relação ao tratamento com composto placebo. Desta forma, o uso desta terapia pode ser benéfico para a espécie Amazona aestiva mantidas em ambiente cativo", fecha Ana Paula a explicação sobre a pesquisa.

"Na docência é essencial estar em constante atualização"

Ana Paula lembra que logo após a graduação ela já foi direto para a especialização e na sequência para o mestrado. "Na docência é essencial estar em constante atualização. Para o ano que vem ainda pretendo entrar em mais uma pós-graduação", diz. "O mestrado vai contribuir positivamente com as minhas atividades na FAG. Já estão sendo realizadas mais duas pesquisas de TCC?s (Trabalhos de Conclusão de Curso) dos acadêmicos de Veterinária similares a minha. É um conhecimento que eu agreguei, que agora eu posso estar repassando para os alunos", comemora.

1634333402.JPG
Professores recebem homenagem especial na FAG Toledo

2021 Toledo
Escola rural de Cascavel recebe materiais educativos produzidos por alunos de Pedagogia

Hospital São Lucas divulga edital com vagas de Residência Médica para 2022

Congresso Internacional de Humanidades será realizado em novembro

Handebol FAG está classificado para a semifinal do JUBs

Professor da Pós FAG escreve livro sobre o Novo Direito Internacional

2021 Cascavel
Professor de Medicina Veterinária ingressa no doutorado e dará sequência aos estudos com felídeos selvagens

2021 Cascavel
ComFAG: Professora vence pela segunda vez maior concurso de Fotografia de Maternidade do Mundo

Jornalismo e Publicidade promovem encontro com pós-doutor Alexandre Ferrari

Enfermagem recebe Wilson Riedlinger

FC Cascavel é analisado por acadêmicos de Educação Física

2021 Cascavel
ECCI: Prazo para submissão dos trabalhos científicos é prorrogado até 18 de outubro

2021 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.