Fonoaudiologia realiza triagem auditiva com estudantes da rede municipal de Cafelândia
Atividade faz parte do projeto de extensão da graduação
O curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário FAG, por meio do projeto de extensão em Fonoaudiologia Comunitária, realizou, no começo deste mês, uma ação de triagem auditiva em parceria com a Prefeitura Municipal de Cafelândia. A atividade foi acompanhada pela coordenadora da graduação, Aline Tomiasi. Acadêmicos atenderam, nas Clínicas FAG, os alunos do município que realizam acompanhamento fonoaudiológico.
Além das triagens auditivas nas crianças, os responsáveis receberam orientação sobre a importância da audição para o desenvolvimento da fala e da aprendizagem. "Estes são procedimentos simples, rápidos, indolores e não invasivos que ajudam a detectar problemas auditivos nas crianças em idade escolar. Alterações auditivas podem acarretar em dificuldades ou distúrbios de aprendizagem, o que leva a importância da triagem auditiva em níveis escolares para preveni-los e/ou evitá-los em toda a sua vida escolar", afirma a professora Aline Tomiasi.
O projeto de extensão visa promover a promoção e prevenção dos aspectos fonoaudiológicos na comunidade. "As ações podem ocorrer em diferentes espaços da sociedade, como escolas, centros de convivência e unidades de saúde, atingindo assim diferentes públicos com idades variadas, ou seja, desde as crianças até os idosos", explica a professora Celina Cabral, uma das responsáveis pelas atividades.
"Este projeto, além de orientar e promover ações visando principalmente que as patologias da comunicação não aconteçam, também tem como objetivo identificar alterações que já se instalaram, pois a detecção precocemente pode prevenir os agravos", diz Celina. Acadêmicos de todos os períodos participam da iniciativa.
2023 Toledo
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Toledo
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel