Cuidando de Quem Cuida: projeto desperta o olhar para o autocuidado dos profissionais de Enfermagem

Acadêmicos do 4º período do curso participaram de atividades e dinâmicas focadas na saúde mental

20/11/2023


Os alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário FAG participaram do projeto Cuidando de Quem Cuida, desenvolvido pela professora Nina Rosa Gomes de Oliveira Loureiro. O objetivo é mostrar aos acadêmicos que estão se preparando para cuidar de outras pessoas que precisam e olhar para a sua própria saúde. 

O projeto foi criado em 2022, e atendeu, neste ano, acadêmicos do 4º período de Enfermagem. “O projeto visa fortalecer a saúde mental e física dos futuros enfermeiros por meio de técnicas direcionadas às práticas integrativas, potencializando o autocuidado e a interação social”, explica a professora. 

Dessa forma, foram realizadas palestras e diversas atividades e dinâmicas com os alunos, que participaram, também, da organização. “É primordial que os profissionais de saúde entendam que, para que possam cuidar de outras pessoas, precisam se cuidar também”, diz Nina. 

E como o tema é cuidado, o projeto não perdeu a oportunidade de auxiliar o próximo. Os participantes fizeram doações de alimentos, que foram distribuídos para três instituições necessitadas.  

A acadêmica Alessandra Márcia Silva Pinha Slovinski relata que a participar do Cuidando de Quem Cuida a fez sentir muito acolhida e cuidada. “Aprendi que cada um tem seu momento, sua especificidade de dor e sua forma de sentir, e por isso precisamos estar sempre atentos, para termos sensibilidade ao lidar com pessoas”, conta.

“Vou levar tudo o que aprendi durante o projeto para a vida. Sempre que tocar uma alma, buscarei ser somente outra alma, desprovida de pré-julgamentos, sem restrição de corpo e alma. Atuo como técnica de enfermagem há 30 anos, e quero ser uma enfermeira cada dia melhor”, conclui. 

A estudante Thays Rocha também foi uma das participantes do projeto, e conta que a experiência a fez refletir sobre o quanto estava cuidado de si. “Percebi que estava fazendo tudo para olhar para os outros e não me permitia cuidar e dar atenção para mim, meus sentimentos, minhas angústias. Não estava me deixando sentir, para não afetar outras pessoas”, diz. 

Durante as dinâmicas, Thays descreve que conseguiu parar, desligar seus pensamentos e refletir sobre suas necessidades. “Consegui entender pelo que eu estava passando e que estava tudo bem ter momentos de desânimo. Já passei por uma depressão profunda, então sei como lidar com momentos ruins, mas participar do projeto me trouxe um sentimento enorme de gratidão e carinho, especialmente por ver que a universidade se preocupa comigo”, relata. 

A docente Nina elucida que esse projeto é de extrema importância para os acadêmicos. “Os alunos precisam ser valorizados e cuidados. Muitos trabalham, têm filhos e estudam, então nosso intuito é valorizar esses alunos, mostrar o quanto eles são importantes e devem se amar”, finaliza. 


1730484736.jpeg
Prêmio Saber: Confira os trabalhos selecionados para concorrer aos prêmios
01
Novembro
2024 Cascavel
1730417573.jpeg
Acadêmicos da FAG Toledo já podem responder a Avaliação Institucional 2024
31

2024 Toledo
1730393101.JPG
Fatos Irreais de um Amor Possível: Acadêmico de Jornalismo publica livro de poesias
31

2024 Cascavel
1730317560.jpeg
São Francisco de Assis: egresso retorna ao Centro FAG para celebrar 22 anos de sua escultura
30

2024 Cascavel
1730311706.jpeg
Psicologia participa do projeto Turminha no Senai
30

2024 Cascavel
1730306731.JPG
​Futebol em foco: Acadêmicos de Educação Física produzem pesquisas científicas sobre o esporte
30

2024 Cascavel
1730247756.jpeg
Alunas de Estética e Cosmética participam de bate-papo com especialista em Gestão Clínica e Marketing
29

2024 Cascavel
1d465ae0-8dc5-43d0-b0ab-e87bc63eb50d.jpg
Anais do XXII ECCI estão disponíveis para consulta
29

2024 Cascavel
1730229069.jpeg
Clara Letícia Schmitt Gurgacz é caloura de Medicina
29

2024 Cascavel
1730228238.jpeg
Compreensão sobre Inteligência Artificial é cada vez mais essencial para o mundo contemporâneo
29

2024 Cascavel
1730317508.jpeg
Segunda chance: Comece a sua graduação em 2025
29

2024 Cascavel
1730165931.jpg
XXII ECCI evidencia a importância da pesquisa e do conhecimento científico
28

2024 Cascavel