V Congresso Ibero-Americano de Direito Penal e Filosofia da Linguagem traz grandes nomes do Direito ao Centro FAG
Congresso integrou a Semana Acadêmica do curso de Direito
Nos dias 29 e 30 de agosto, o Centro Universitário FAG sediou o V Congresso Ibero-Americano de Direito Penal e Filosofia da Linguagem. O evento trouxe diversos nomes internacionalmente importantes do Direito Penal para discutir o tratamento dispensado pela racionalidade linguístico-comunicativa ao fenômeno jurídico-penal.
O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos Sistema Criminal e Controle Social do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da UFPR (Universidade Federal do Paraná) - Grupo SCCS (Sociedade, Constituição e Sistema Criminal) - e pelo Centro FAG, com o apoio do NRI (Núcleo de Relações Internacionais) da FAG.
"A realização do V Congresso Ibero-Americano de Direito Penal e Filosofia da Linguagem em nosso Centro Universitário é um marco significativo para a comunidade acadêmica do curso de Direito. Este evento proporcionou um espaço privilegiado para discussões profundas e intercâmbios de conhecimento sobre temas cruciais que envolvem o Direito Penal e suas interfaces com a Filosofia da Linguagem”, destaca a coordenadora do curso de Direito, Viviana Bianconi.
Por sua relevância, o Congresso integrou a Semana Acadêmica do curso de Direito, que contou, também, com apresentações de produções científicas desenvolvidas pelos acadêmicos. A avaliação dos trabalhos foi realizada pelo corpo docente do Centro FAG e do Núcleo de Estudos Sistema Criminal e Controle Social do PPGD da UFPR - Grupo SCCS.
Ao todo, o Congresso contou com a participação de 11 palestrantes: José Luis González Cussac; Carlos Viveiros; Paulo César Busato; Paulo Henrique Helene; Samuel Ebel Braga Ramos; Guilherme Henrique Gonçalves; Mariana Cesto; George P. Fletcher; Léo Peruzzo; Priscilla Placha Sá e Fernando Galvão.
A coordenadora pontua a necessidade de haver espaços para promover debates e incentivar a busca pelo conhecimento. “A presença de renomados especialistas internacionais e nacionais enriqueceu ainda mais o debate e contribuiu para a formação crítica dos nossos alunos, promovendo uma compreensão mais ampla e interdisciplinar do fenômeno jurídico-penal. Estamos extremamente orgulhosos de sediar um evento dessa magnitude, que reforça nosso compromisso com a excelência acadêmica e a inovação no ensino do Direito”, conclui.
O Congresso foi fundado pelo professor Tomás S. Vives Antón, jurista espanhol, catedrático da Universidade de Valência, na Espanha, e ex-magistrado do Tribunal Constitucional. No Brasil, o aprofundamento do estudo da aproximação entre o Direito Penal e a Filosofia da Linguagem começou a partir dos trabalhos genealógicos do professor Paulo Busato, que participou do evento.
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel