Assis Gurgacz e Solange Smolarek têm suas histórias registradas no projeto Trajetórias Cascavel
Série de entrevistas reúne depoimentos de figuras influentes no desenvolvimento do município; docentes e acadêmicos do Centro FAG integram a equipe de produção
O reitor do Centro FAG, Assis Gurgacz, e a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Solange Irene Smolarek Dias, são algumas das personalidades que participaram do projeto Trajetórias Cascavel, uma série de entrevistas com pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município.
Solange Smolarek chegou a Cascavel em 1974 e teve papel fundamental na elaboração de diagnósticos para o planejamento urbano da cidade. Vinda de Curitiba, permaneceu no município e liderou projetos significativos, como o desenho de praças, a concepção do Lago Municipal e a estruturação do Centro Cultural Gilberto Mayer.
"Foi um processo de olhar para a cidade, que era uma ilha de prosperidade, e tentar organizá-la urbanisticamente dentro de limites que permitissem um crescimento ordenado e sustentável", destaca a arquiteta.
Já Assis Gurgacz, que chegou a Cascavel em 1958, tem sua trajetória marcada pelo empreendedorismo e pela política. Na cidade, construiu sua família e fundou sua primeira empresa, a Eucatur, responsável por abrir e desbravar os caminhos e o desenvolvimento de várias cidades da região oeste do Paraná. Além disso, atuou como vereador e vice-prefeito do município.
"Cascavel sempre foi um polo de desenvolvimento e inovação, e ver esse crescimento ao longo dos anos é motivo de orgulho. Acredito que iniciativas como essa são fundamentais para preservar a memória da nossa cidade e inspirar as futuras gerações"
Docentes da FAG compõem equipe de trabalho
Gracieli Schubert, historiadora e responsável pelo Núcleo Histórico da FAG, foi a proponente do projeto para obtenção de recursos via Lei Paulo Gustavo Paraná. No Centro FAG, também atua como docente nos cursos de Produção Audiovisual e Fotografia, lecionando a disciplina de Projeto e Financiamento Cultural.
O projeto foi idealizado pela historiadora Silvia Prado, que é coordenadora dos museus, responsável pelas entrevistas que estavam no acervo do MIS (Museu da Imagem e do Som Xico Tebaldi). “O Projeto Trajetórias a ser gravado em 2020. O objetivo foi registrar depoimentos de personalidades de Cascavel que fazem a diferença em suas profissões. Os depoimentos fazem parte da pesquisa com a história oral e as perspectivas históricas de preservação das fontes, para hoje e para as gerações futuras. O material está disponível no MIS para professores e acadêmicos, e também faz parte da exposição televisiva”, destaca Silvia.
Com a aprovação do projeto e a captação de recursos, o material foi editado e está disponível gratuitamente no YouTube. A edição ficou a cargo do professor dos cursos de Comunicação do Centro FAG, Julio Szymanski, que também atuou na direção de produção e edição. Também estiveram envolvidos no projeto o acadêmico de Produção Audiovisual, Gabriel Leandro Kühl, e o egresso de Fotografia, Vitor Lourenço.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel