Docente de Fonoaudiologia finaliza pós-doutorado em Saúde da Comunicação Humana
Pesquisa investigou os efeitos da COVID-19 nos sistemas auditivo e vestibular
A professora Patrícia Arruda de Souza Alcarás, do curso de Fonoaudiologia do Centro FAG, finalizou seu pós-doutorado em Saúde da Comunicação Humana, pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Universidade Tuiuti do Paraná.
O tema de sua pesquisa, orientada pelas professoras Adriana Bender Moreira de Lacerda e Bianca Simone Zeigelboim, foi “Achados Auditivos e Vestibulares em Adultos pós COVID-19”. “Na época em que foi proposta e iniciada essa pesquisa, estávamos enfrentando a Pandemia, e muito se procurou compreender quais os efeitos da infecção no sistema auditivo e vestibular. Tudo era muito desconhecido e as evidências eram novas. A maioria dos artigos publicados eram internacionais e com amostras reduzidas ou estudos de caso”, relata.
A docente explica que, após a pandemia, diversos estudos nacionais e internacionais evidenciaram o impacto na audição e no sistema vestibular, e sua pesquisa faz parte dessa evidenciação científica. “É possível, por meio da pesquisa, compreender melhor o que podemos encontrar em nossa prática clínica, no que se refere aos achados obtidos na pesquisa, visto que a COVID-19 afetou milhares de pessoas em todo o mundo e muitas manifestações encontradas nas pessoas infectadas puderam ser compreendida através de estudos e evidências”.
A experiência foi enriquecedora e desafiadora. Para Patrícia, além de permitir novos aprendizados, o pós-doutorado fortaleceu sua trajetória como pesquisadora. “Os desafios estavam ligados na execução da pesquisa, como a coleta de dados com os participantes da pesquisa, a publicação, entre outras variáveis, como conciliar a pesquisa com a jornada de trabalho. Lidar com esses desafios me permitiu ser mais persistente a concluir os meus objetivos”, conta.
Depois de quatro anos de pesquisa, o sentimento é de dever cumprido e gratidão àqueles que a auxiliaram nesta jornada científica. “Com certeza conseguirei aplicar esses conhecimentos para proporcionar uma formação ainda mais sólida aos acadêmicos. Poderei contribuir trazendo conteúdos mais atualizados e baseados em evidências científicas. Ainda, posso oferecer orientações mais qualificadas e de forma aplicada”, expressa.
A coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Aline Tomiasi, celebra a conquista de Patrícia. “A Patrícia é motivo de imenso orgulho. Seu comprometimento com a ciência e com o avanço do conhecimento reflete diretamente na qualidade do ensino que oferecemos aos nossos acadêmicos. Uma docente que pesquisa, que busca inovação e atualização constante, inspira e transforma o ambiente acadêmico”, conclui.
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo