Semana de Design de Interiores conta com profissionais referências no mercado

Design Sensorial, Design Mobiliário e Empreendedorismo foram os temas da programação

13 de Novembro de 2019 - 23:47

Entre os dias 06 e 08 de novembro o Centro FAG promoveu a Semana Acadêmica do Curso de Design de Interiores. De acordo com coordenadora Marieli Gurgacz Moreira, o mercado do design muda constantemente e as experiências compartilhadas pelos profissionais trazem o que há de novo para o momento. "Por isso trouxemos profissionais com diferentes atuações no mercado, desde as tendências como Design Sensorial e Design de Mobiliário, além importância de ser um designer empreendedor", resume Marieli.

O primeiro convidado foi o egresso de Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG, Alisson de Souza Dias, que explicou sobre o conceito de Design Sensorial e sua aplicação no mercado.  A ideia é explorar o cinco sentidos através da escolha de elementos como cor, sabor, textura, cheiro e sons. "Com a tecnologia a gente começa a trazer mais experiências para os clientes, utilizando as ferramentas de design e transformando-as em algo que mexe com as emoções, desde a identidade visual de uma marca, um produto ou até mesmo um espaço de um ambiente comercial".

Bruno Faucs é Designer de Mobiliário, realizou pesquisas sobre o "Momento de Mercado" e possui uma vasta experiência em exposições internacionais como a Brazil S.A., o iSaloni em Milão, ICFF em Nova York e na Galeria Joseph da Semana de Design de Paris. Aos alunos, o profissional falou sobre o processo criativo que convoca dois fatores: razão e emoção. "Nenhum dos lados deve prevalecer, o produto tem que ser um equilíbrio entre razão e emoção, que emocione, que conquiste, mas que também seja algo bem projetado em relação a resistência, ao conforto, por exemplo".

O empreendedorismo foi o tema do encerramento da semana acadêmica. A palestra foi ministrada pelos sócios Daniela Kochmanski e Matheus Turozzi. Os arquitetos e urbanistas relataram as dificuldades pós-formação e de como superaram. "A gente queria abrir o nosso próprio escritório, para isso precisamos aprender a administrar para captar cliente, atendê-lo com qualidade e ainda cumprir com as leis vigentes. Queremos mostrar aos acadêmicos (pois nesta área de criação muitos almejam ter o próprio negócio) que eles precisam ainda durante a graduação buscar o conhecimento para empreender", destaca Daniela.

A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.