Renomada Lighting Designer ministra minicurso do NAP

Jamile Tormann é reconhecida nacionalmente por seus projetos de iluminação.

22 de Novembro de 2019 - 23:59

A premiada designer de iluminação, Jamile Tormann, reconhecida por trabalhos em várias regiões brasileiras, ministrou o minicurso Projeto Luminotécnico em Espaços Efêmeros e Cenografia, do curso em Lighting e Design do NAP (Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional). As aulas foram realizadas no anfiteatro da reitoria, aproveitando a estrutura de iluminação.

Jamile é autora do livro Caderno de iluminação: arte e ciência, publicado pela editora Música e Tecnologia. É Master em Diseño de Iluminación Arquitetonica, pela Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha; e Mestre em Arquitetura e Urbanismo, pela UnB (Universidade de Brasília) DF.

A profissional já realizou inúmeros trabalhos reconhecidos, por exemplo, projetos de iluminação cênica para o Ballet de Cuba de Camaguey, Carnaval de Recife de 2010, Centenário do Boi de Parintins - Boi Caprichoso 2013, Cia de Dança do Palácio das Artes e para diversos artistas brasileiros como Zeca Baleiro, Cássia Eller, Carlinhos Brown e Timbalada.

Sobre compartilhar a vasta experiência, Jamile diz que este é o caminho para o aumento da produtividade, a melhora nos relacionamentos. "É saber que você não está sozinho com aquela ideia, dúvida ou até um problema. Consequentemente é obtenção de resultados positivos", ressalta.

Complementa ainda que, neste processo de compartilhar, abre-se a oportunidade para que diferentes pessoas participem do processo de solução de um problema. "Um profissional com um distanciamento, de determinado processo, pode trazer ideias novas, mais impactantes e que podem ajudar a encontrar uma solução ou mudança que tragam melhores resultados".

Confira alguns dos trabalhos da profissional:

Projeto de Iluminação - Cênica: - Ballet de Cuba de Camaguey (Brasil, Argentina, Uruguai e Cuba); Carnaval de Recife 2010; Centenário do Boi de Parintis - Boi Caprichoso 2013; Cia de dança do palacio das artes; Adriana Calcanhoto; Leila Pinheiro; Zeca Baleiro; Cesária Évora, Paulinho Moska; Cássia Eller; Carlinhos Brown e Timbalada.

Projeto de Iluminação - Cênico Arquitetural: - Iluminação do Natal de Recife de 2009 a 2012; - Projeto de Reforma de Arquitetura Cênica e Iluminação dos Teatros: José de Alencar -CE, Casa de Cultura Mário Quintana e Teatro Presewodowsky - RS, junto com João Acir de Oliveira; Theatro Sete de Abril, Pelotas ? RS; Teatro Goiânia -Goiânia ? GO; Teatros na Paraíba: Centro Cultural da Paraíba ? Teatro Paulo Pontes e Cine -Theatro Juteca, Teatro de Patos, Teatro Iracles e Theatro Santa Roza; Projetos de iluminação das Galerias de Artes do Sesc: Sesc Centro em Rio Branco ? AC, Sesc Maceió ? Al, Sesc Ler Arapiraca ? AL, Sesc Araxá ? Macapá- AP, Sesc Arsenal em Cuiabá - MT, Centro Cultural SESC Glória - Vitória ? ES, Sesc Cabo Branco e Sesc Centro ? João Pessoa ? PB; - Ponte Tarauacá, Ponte Envira, Ponte Juruá - Acre.

Atividade docente: -Coordenadora Pedagógica do curso de Pós Graduação em iluminação e design de interiores: 2005 - 2007 - Universidade Castelo Branco - UCB, Rio de Janeiro - RJ 2005 - 2009 - Faculdade Oswaldo Cruz - FOC, São Paulo - SP 2008 - 2010 - Universidade São Marcos ? USM, São Paulo - SP 2004 - 2015 - Instituto de Pós- Graduação- IPOG, Goiânia - GO 2016 - atual - Instituto de Ensino Superior Brasileiro - ESB, Brasília - DF. Atualmente é professora convidada na Unicurititba, Unisociesc - FGV, FAG, ESP e Instituto ESB. Foi professora convidada da Universidad Politécnica de Madrid. É coordenadora dos cursos de pós-graduação em projetos de iluminação em parceria com o Instituto ESB. Presta consultoria para diversos escritórios, lojas e empresas de arquitetura, design e iluminação. Escreveu mais de 42 artigos publicados em revistas e periódicos

A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.