Na ativa: Professores estão de volta e recebem capacitação para aprimorar métodos de ensino

Mantenedora e NAD realizam a 32ª edição da Semana Pedagógica

28 de Janeiro de 2020 - 21:07

O retorno dos professores do Centro FAG e da Faculdade Dom Bosco foi marcado pela abertura da 32ª Semana Pedagógica. O reencontro aconteceu no anfiteatro da reitoria e a programação contou com duas mesas-redondas com discussões no contexto da educação superior. O evento foi coordenado pelo NAD (Núcleo de Apoio Docente), com suporte da mantenedora do Centro FAG.

A primeira mesa-redonda foi sobre Educação e Espiritualidade. Os mediadores foram o Padre Reginei José Modolo (Padre Zico), que abordou o tema "Fé: Contexto Humano e Religioso"; o médico do Hospital São Lucas, Mauro Bonatto, que falou sobre "Epigenética: modelo interativo relacional"; e o professor Enzio Obana, que é mestre em Educação, e explorou o tema "Corpo, Mente e Cérebro: uma releitura".

Os mediadores da segunda mesa-redonda foram o coordenador do NEAD (Núcleo de Educação a Distância), Cleber Fagundes Ramos, que mostrou como está o cenário da educação nacional referente ao avanço do ensino a distância; o pró-reitor acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto, que falou sobre as mudanças nos instrumentos de avaliação do MEC (Ministério da Educação); e a coordenadora do NAAE (Núcleo de Atendimento e Apoio ao Estudante), Patrícia Barth Radaelli, cujo tema foi processo de implantação e consolidação do ecossistema de permanência de estudantes.

De acordo com o coordenadora do NAD, Lenir Luft Schmitz, o momento é de reflexão e de sensibilização para que cada professor repense seus métodos de ensino e inove. Para isso é necessário conhecer as  demandas e de como a educação superior passa por transformações. "Nós discutimos a temática da educação e espiritualidade voltada para o ser professor, para que eles entendam esse novo contexto da educação, além de propor a oferta de disciplinas nessa área. Já no segundo momento discutimos os cenários da educação superior e o ecossistema de educação. Foi uma noite bem motivadora, com o objetivo de fazer o melhor pela educação e para eles serem excelentes professores na sala de aula", enfatiza Lenir.

Durante toda a semana acontecerão painéis e oficinas para que os docentes aperfeiçoem ainda mais o conhecimento. "Nesse encontro a gente troca informações, analisa os conteúdos e discute como colocá-los em prática durante o semestre. Na área da docência, mais do que nunca, a gente tem que se manter atualizado, e o perfil do nosso acadêmico mudou muito, então temos que ter uma dinâmica diferente para trabalhar", analisa a professora do colegiado de Engenharia Mecânica, Rosemar Dal Ponte.

A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.