Semana Pedagógica oferece oficinas interativas com ênfase no novo contexto da educação

Foram oito opções disponibilizadas aos docentes.

31 de Janeiro de 2020 - 19:05

No terceiro dia da 32ª Semana Pedagógica, os professores do Centro FAG e Faculdade Dom Bosco puderam adquirir novos conhecimentos nas oficinas interativas, todas com a proposta de expandir o uso de recursos tecnológicos, a relação professor - aluno e as práticas de metodologias ativas.

Foram oito opções disponibilizadas aos docentes: Metodologia Peer Instruction, Elaboração de questões avaliativas, Vivências práticas em aulas teóricas, SOS Metodologias Ativas, Oficina de produção de vídeos, Uso das ferramentas Google, Workshop de simulação realística de alta fidelidade na área da saúde, Práticas de planejamento, mediação e avaliação em metodologias ativas.

A professora do colegiado de Arquitetura e Urbanismo, Sirlei Oldoni, foi a mediadora da oficina sobre vivências práticas em disciplinas teóricas. A docente conta que trabalha com disciplinas teóricas e que é desafiador propor as atividades práticas para os conteúdos, e na ocasião ela compartilhou com seus colegas as experiências positivas que vem obtendo com seus alunos. "A gente vê que o aluno ficar sentado enfileirado, escutando o professor quatro horas por noite, faz com que o aluno não tenha o aprendizado mais efetivo. E eu estudando me especializando, percebi que é possível sim trazer prática para as disciplinas teóricas, através de teatro, linha do tempo, debates, etc", explica.

Cristiane Paulus é professora do colegiado de Agronomia e participou da oficina de Produção de Vídeos, que foi realizada na TV FAG. Lá foi possível conhecer um pouco da estrutura disponível, dos recursos que podem ser utilizados e noções básicas de gravações de áudio e vídeo. A proposta é incentivar os professores a utilizarem cada vez mais este tipo de material como opção de reforço no conteúdo. "Eu participei hoje de uma atividade de produção de vídeos e podcast. Fiquei sabendo também sobre como posso agregar esse material nas nossas disciplinas. São ferramentas novas que podem associar e aprofundar o conhecimento, tanto do aluno quanto do professor", finaliza.

A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.