Equipes vencedoras do Hackathon são integradas por representantes do Centro FAG

Time vencedor contou com aluno de Sistemas de Informação que teve a função de programador.

06 de Fevereiro de 2020 - 01:05

O Hackathon do Show Rural Digital contou com uma expressiva participação de acadêmicos, professores e egressos do Centro FAG. Foram 36 horas entre planejamento e desenvolvimento de projetos com soluções inovadoras para serem aplicadas ao agronegócio. Ao todo foram 15 equipes e 75 participantes.

A equipe Mimosa, vencedora da maratona, contou com a participação do acadêmico de Sistemas de Informação do Centro FAG, Robby Cavalheiro, que teve a função de programador, e com Rodrigo Toledo, que é egresso de Publicidade e Propaganda. O time apresentou um projeto para controle de temperatura nas cooperativas de leite, pois muitas vezes o produto não pode ser coletado por estar em temperatura inapropriada ou o armazenamento não foi correto, trazendo prejuízo para o produtor. "Nós desenvolvemos uma plataforma de monitoramento remoto da temperatura do resfriador em tempo real, e quando há variação fora dos padrões, tanto o produtor quanto a cooperativa são alertados", explica Robby. 

O aluno enfatiza que o Hackathon incentiva o olhar mais apurado para o futuro do agronegócio. "Para nós a importância é o network que o evento proporciona, e lógico, como vencedor, conhecer um ecossistema tecnológico em outro país. Para o agronegócio, a vantagem são as melhorias em tecnologia, aumentando os lucros e diminuindo as perdas", analisa. 

No segundo e no terceiro lugar também teve representação da FAG. Wagner Potratz do curso de Agronomia integrou a equipe vice-campeã Harvest Soy, que desenvolveu um aplicativo que identifica o momento correto para fazer a colheita no campo de qualquer cultura. 

Já o terceiro lugar ficou com a equipe Pscico Logic e foi composta por Jeferson Eduardo Guido, do curso de Engenharia de Software; Liliam de Souza Guimarães, que é formada em Design Gráfico e atualmente cursa Design de Interiores; Willian Frank de Engenharia Mecânica; Rafael Mathias, que é egresso de Administração, e  Henrique Kenji Fogaça Ikeda que faz o curso técnico em Informática, no IFPR (Instituto Federal do Paraná). A Pscico Logic apresentou um projeto para a qualidade de água na piscicultura, um processo automatizado de monitoramento, que informa via aplicativo dados atualizados diariamente dos tanques de água. Isso ajudaria os produtores a tomarem no manejo, aumentando a produção e diminuindo os custos. O resultado é a qualidade de vida do peixe refletindo em um produto final melhor. 

O coordenador do curso de Sistemas de Informação e Engenharia de Software, Fernando Incerti, comemora a conquista. No ano passado Luiz Fernando Rodrigues da Silva e Jeferson Eduardo Guido, do curso de Engenharia de Software, além do Rafael Mathias, egresso de Administração, venceram com suas equipes em primeiro lugar. "Nesses eventos eles se sentem desafiados a colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. Foi uma grande satisfação ter na edição do Hackathon deste ano, dois acadêmicos entre os finalistas, sendo que um deles na equipe vencedora", ressalta o professor. 

Premiação

Nesta edição a equipe campeã foi premiada com uma viagem para conhecer o ecossistema de inovação e tecnologia de Toronto, no Canadá. O segundo lugar recebeu R$ 4 mil e o terceiro lugar, R$ 2 mil. 

O vice-governador Darci Piana participou do evento de premiação, realizado na Arena Hackathon, que tem apoio da Celepar e da Fomento Paraná. 



A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.