Semana de volta às aulas foi de acolhimento aos calouros

Confira um resumo de como foram as recepções.

21 de Fevereiro de 2020 - 22:18

A primeira semana de volta às aulas no Centro FAG pode ser resumida em uma palavra: acolhimento. Os professores e veteranos se uniram para fazer com que os os calouros se sentissem pertencentes à esse novo mundo que é o ensino superior. 

Arquitetura e Urbanismo

Formandos e professores receberam os novos alunos no Estúdio de Arquitetura. Os acadêmicos que já estão finalizando o curso foram chamados de 'padrinhos'. Os calouros também conheceram toda a estrutura do Centro FAG, acompanhados pela professora Sirlei Oldoni. Na primeira semana o ritmo de aula foi intenso. o professor Cezar Rabel realizou atividade com óculos de realidade virtual aplicados na concepção de projetos, na disciplina de Desenho Arquitetônico.

Ciências Contábeis

Ciências Contábeis entregou aos seus novos acadêmicos um balde vazio, que será preenchido, simbolicamente, de conhecimento e experiências ao longo da trajetória na graduação. 

Direito

O curso de Direito recebeu seus novos alunos com uma lembrança que remete aos instrumentos de trabalho do profissional da área: um bloco de notas, caneta e um Código de Processo Civil. "Um pequeno marco de boas-vindas à graduação que vai habilitá-los para atuarem na pacificação no conflito social", explica a coordenadora, Viviana Bianconi.

Enfermagem

Enfermagem recepcionou com apresentação do corpo docente para as duas turmas e uma dinâmica sobre as metas com o curso e vida pessoal.  Os calouros conheceram os laboratórios, que serão os ambientes de ensino prático durante toda a trajetória acadêmica. Os veteranos também organizaram o Trote Solidário. O desafio é arrecadar alimentos e produtos de limpeza para recanto da criança. 

Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil convidou seus egressos recém formados para ajudar na recepção aos calouros. Além de contarem sobre como foi a experiência da graduação e da recente entrada no mercado de trabalho, os engenheiros civis fizeram a entrega dos capacetes aos acadêmicos. "É uma tradição que simboliza a nossa alegria em tê-los como futuros colegas de profissão, e um incentivo, já que é um item que será utilizado no decorrer do curso por eles", ressalta a coordenadora Débora Felten.

Engenharia de Software

Engenharia de Software levou seus alunos para conhecer a sala Pro Active Black, na qual serão desenvolvidas as atividades da disciplina de Projetos, entre outras no decorrer do curso.

Farmácia

O curso de Farmácia planejou dois momento: A entrega de frasquinhos com cápsulas de otimismo. Com muito carinho, mensagem de boas-vindas foram escritas à mão e colocadas dentro de cápsulas. Uma lembrança que marcou o primeiro dia no Centro FAG. Já na terça-feira (18), todos os alunos de Farmácia conheceram mais sobre a história dos seus professores.

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia, levou seus novos alunos para conhecer  laboratórios e, biblioteca. Uma dinâmica de conhecimento também foi realizada. Os calouros receberam kits com o Código de Ética Profissional e brindes. 

Jornalismo e Tecnologia em Fotografia

Os alunos do 1º período de Jornalismo  conheceram as estruturas que darão suporte ao aprendizado prático: a TV FAG, o Laboratório de Fotografia e Biblioteca. Os alunos de Fotografia já tiveram atividades nas salas iMac e Pro Active Orange. 

Letras e Pedagogia 

Professores e alunos de Pedagogia e Letras usaram fantasias inspiradas em personagens de contos famosos para acolher seus calouros, a ideia foi aproximá-los de algumas disciplinas que trabalham a parte lúdica e literatura.

Medicina

Calouros e seus familiares participaram da tradicional cerimônia do Jaleco. O item foi entregue aos alunos simbolizando o início da vida acadêmica. Também foram informados sobre sua grade de disciplinas e atividades.

Medicina Veterinária

Medicina Veterinária fez a distribuição de adesivos, brindes e o sorteio de uma gamela personalizada. Os alunos também conheceram a estrutura do Hospital Veterinário e demais setores do Centro FAG, que serão bastante frequentados por eles, por exemplo, a biblioteca.

Nutrição

Os novos alunos conheceram a estrutura do Laboratório de Nutrição e os veteranos do curso. Na disciplina de Tecnologia de Alimentos, do quinto período, a professora Daniela Mioto ensinou as propriedades funcionais, método de preparo e benefícios de uma receita de Sorvete de Iogurte. Enquanto a sobremesa estava sendo preparada, os novos acadêmicos interagiram com as turmas do terceiro e quinto período. "Quando os estudantes se sentem 'em casa',  eles conseguem aprender mais e aproveitar ao máximo os momentos que passam aqui. Portanto, o objetivo é que esse sentimento continue nos próximo anos, para que, ao se formar, saiam daqui ótimos profissionais", diz coordenadora do curso, Nanci Rouse Teruel Berto. 

Psicologia

O primeiro período de Psicologia matutino foi recepcionado com um café da manhã organizado pelos veteranos. A noite os calouros foram recepcionados pelo corpo docente do curso.

Tecnologia em Design de Interiores

Tecnologia em Design de Interiores inaugurou a sala Pro Active Green. com a uma atividade de vídeo e a construção de uma mapa mental, além de levá-los para conhecer a estrutura do Centro FAG.

O que vem por aí:

Administração

O curso de Administração realizará a sua recepção no dia 02 de março, no auditório do Bloco I, às 19:30. Estarão presentes todos os acadêmicos e professores do curso. Na ocasião serão entregues a Certificação Intermediária  aos alunos, que completaram o primeiro e segundo período, que recebem o diploma de auxiliar administrativo. 

Ciências Biológicas

Explicação sobre o curso, horários de aulas, práticas em laboratórios e projeto integrador fizeram parte da recepção de Ciências Biológicas. Além disso,  os alunos responderam algumas perguntas em uma folha sobre suas perspectivas, que foram colocadas em uma cápsula do tempo. Também teve o sorteio de uma camiseta do curso. No dia 27 de fevereiro um evento será realizado entre alunos do terceiro e primeiro período, onde será proposto o trote solidário. No dia 05 de março acontece a "Entrega das Sementes" aos calouros. O ato simbólico significa a vida nova que eles terão agora no faculdade.

Educação Física

A coordenação de Educação Física levou seus acadêmicos para conhecer a estrutura disponibilizada para atendê-los no Centro FAG, como o CEFAG (Central de Estágios), NAAE (Núcleo de Atenção e Apoio ao Estudante), Secretaria Acadêmica, Biblioteca, laboratórios. Após o Carnaval, o colegiado irá promover uma atividade de integração recreativa para veteranos e calouros. 

Fisioterapia e Tecnologia em Estética e Cosmética

Fisioterapia e Tecnologia em Estética e Cosmética recepcionaram seus calouros em sala. Segundo a coordenação do cursos, a recepção oficial será feita logo após o Carnaval. Na ocasião serão apresentados os PPCs (Projetos Pedagógicos dos Cursos).

Publicidade e Propaganda e Tecnologia em Design Gráfico

Publicidade e Propaganda e Tecnologia em Design Gráfico terão suas recepções acadêmicas após o Carnaval, juntamente com a Certificação Intermediária em Design Gráfico e o Hackathon da Publicidade.


A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.