Conexão Docente investe no aperfeiçoamento dos professores do Centro FAG

Neste semestre o evento teve foco nas aulas de interação remota

04 de Junho de 2020 - 16:49

O Conexão Docente é um evento formativo que visa fortalecer a identidade profissional dos docentes da FAG. Neste semestre o evento foi realizado de forma virtual e abordou as temáticas de interação com as plataformas e recursos de interação remota, com ênfase nas práticas de planejamento, mediação e avaliação das aulas ofertadas, durante a pandemia de Covid-19.

Ao todo foram ofertadas oito temáticas de formação e cada professor pode optar pelas propostas do seu interesse. No total, foram realizadas mais de 700 inscrições, o que evidenciou a participação considerável dos docentes do Centro Universitário FAG, Faculdade Dom Bosco, Colégio FAG e FAG Toledo.

A coordenadora pedagógica, Lenir Schmitz, explica que neste semestre o Conexão Docente foi ofertado através das plataformas Blackboard Collaborate e Google Meet, com interações ao vivo em dias e horários diversificados, para facilitar a participação dos inscritos. "Um dos pontos relevantes foi a interação e a troca de experiências realizada pelos próprios professores, resultando na participação de 26 docentes, que se dispuseram em compartilhar as suas vivências nas aulas de interação remota. E, estas conexões entre os pares, contribuem no aperfeiçoamento das práticas de todos", destaca a professora.

Ainda, segundo a coordenadora, no início da pandemia a estratégia das instituições de ensino foi a de buscar a adaptação dos docentes e alunos para o desenvolvimento das aulas de interação remota. Durante o mês de abril, o NAD (Núcleo de Apoio ao Docente) seguiu apoiando os docentes do ensino superior com orientações gerais e atividades de mentorias personalizadas, conforme as necessidades de cada profissional. Já, durante o mês de maio, propôs-se o desenvolvimento do Conexão Docente, com o intuito de contribuir na evolução e aprimoramento das interações realizadas nas aulas virtuais.

Durante o mês de junho o Conexão Docente será ofertado de forma assíncrona, via plataforma Blackboard. Com a oferta deste novo formato, a Instituição conseguirá contemplar os professores que tiveram alguma dificuldade de participar das interações síncronas, além de atender à solicitação dos docentes que manifestaram interesse em ampliar a sua participação em todas as temáticas ofertadas. Esta será mais uma oportunidade ofertada ao corpo docente, para seguir desenvolvendo as suas competências nas práticas de mediação das aulas, através dos recursos tecnológicos e das plataformas virtuais, além de aprofundar a conexão das relações humanas, que sempre foram e continuam sendo muito relevantes no contexto educacional.

A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.