Saúde: NAP oferece habilitação em PICC

Curso de Habilitação em Cateter Central de Inserção Periférica é destinado a enfermeiros, médicos e acadêmicos da área

06 de Outubro de 2020 - 15:36

O NAP (Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional) do Centro Universitário FAG está oferecendo curso de Habilitação em Cateter Central de Inserção Periférica - PICC. Enfermeiros, médicos e acadêmico da área são os estudantes esperados para o curso. A carga horária total corresponde a 16h. São 50 vagas e a habilitação ocorre nos sábados, 24 e 31 de outubro, das 8h às 17h. Acadêmicos da FAG e Dom Bosco investem R$ 450 e o público externo investe R$ 500. Os valores podem ser parcelados em até 5x nos cartões. As vagas estão garantidas após a confirmação do pagamento, considerando o limite de inscrições. Após o pagamento e a confirmação do curso não haverá devolução de valores.

Durante os dois dias de estudos, 17 temas serão abordados, são eles: História da terapia intravenosa; Anatomia e fisiologia da pele e dos vasos sanguíneos; PICC ? evolução e cenário atual; Aspectos éticos e legais na inserção do cateter PICC; Princípios básicos da terapia intravenosa periférica; Indicações e contra indicações de PICC; Avaliação da posição do PICC; Complicações relacionadas ao cateter PICC; Manutenção do Cateter PICC; Principais complicações de terapia intravenosa; Avaliação de paciente e a escolha do cateter; Uso de ultrassom na passagem do PICC; Retirada do cateter; Infecção de corrente sanguínea relacionada ao cateter; Normatização institucional e elaboração de protocolo; Alívio da dor durante a passagem de PICC; e Inserção de cateter PICC.

O curso conta com dois professores convidados: Maycon Hoffmann Cheffer, doutorando em Enfermagem e Francielle Natacha Kauva Izidoro, especialista em Terapia Intensiva. Para mais informações, a Coordenação de Pós-Graduação e o NAP estão à disposição pelos telefones: (45) 3321-3964 e (45) 3321-3756, WhatsApp: 45 98426-8380, também pelo e-mail: [email protected] e pessoalmente no térreo do Bloco 4, da FAG Cascavel. As matrículas podem ser feitas clicando aqui

Reportagem: Silvio Matos, acadêmico do 8º período de Jornalismo.


A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.