Professores participam de oficinas formativas sobre os recursos digitais

Nesta semana acontecem oficinas sobre estratégias de gamificação e uso de podcasts

09 de Novembro de 2020 - 15:49

O Centro Universitário FAG, a Dom Bosco e a FAG Toledo ofertaram na última semana várias oficinas pedagógicas direcionadas aos docentes sobre os recursos digitais que promovem a interação e a colaboração do processo educativo.

Conforme explica a Coordenadora Pedagógica, Lenir Schmitz, o propósito destas formações é "instigar e impulsionar o envolvimento ativo dos estudantes no processo de aprendizagem das aulas virtuais, que estão sendo ofertadas neste semestre".

A participação dos docentes nestas formações possibilita o desenvolvimento das competências e habilidades de seleção, criação e compartilhamento de recursos digitais, elencando-os de acordo com os objetivos de aprendizagem e estilos de aprendizagem de cada turma ou grupo de estudantes.

Na última semana forma ofertadas as seguintes temáticas:

- A utilização do Socrative no contexto da educação virtual, com a mediação do professor Julio Zeni.

- O Canva como recurso de criação de materiais didáticos, com as professoras Maristela Bendo e Dulce Alves Nakamura.

- Estratégias para curadoria de conteúdo: compartilhando experiências com a Plataforma SAGAH, que foi coordenada pelo NEAD e NAD e desenvolvida no formato de troca de experiências, tendo como moderadoras as professoras Adriana Hernandes, Ellen Toews Doll Hojo e Djeimi Angela.

- Edupulses: inove e transforme suas aulas com esta ferramenta, com a mediação do Professor Fábio Conterno.

Nesta semana acontecem as oficinas oficinas:

10/11: "Estratégias de Gamificação para professores do Ensino Superior", mediada pela Professora Lenir Schmitz e pelo Professor Fagner Menegasso.

11/11: Uso de Podcast nas Aulas Virtuais, com a mediação das professoras Talita de Kassia e Sabrina Marques Kuhn e do professor Leandro Crestani.

A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.