O filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé abriu o I Congresso de Formação Docente com o tema "Os desafios da educação após a pandemia". Pondé levou os professores a refletirem sobre os rumos da formação profissional em instituições de ensino no Brasil, com base no contexto histórico e na experiência tecnológica vivenciada durante a suspensão das aulas presenciais.
"O processo da pandemia acabou fazendo com que muitas escolas experimentassem, de forma mais atenta e mais ativas, modos distintos de transmissão de conteúdo. Aquilo que ninguém conseguia fazer em sete anos, nós fizemos em sete meses, porque a necessidade é a mãe de todas as transformações", reflete Pondé.
Capacitação docente
Na solenidade de abertura, Aline Gurgacz Ferreira Meneghel, foi apresentada oficialmente como pró-reitora de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação. Ela, que foi uma das organizadoras do evento, juntamente com as pró-reitorias administrativa e acadêmica, diz que o intuito do congresso é recepcionar os docentes, para o início do ano letivo, com conteúdo de atualização. "Participamos de cursos, congressos virtuais e observamos o mercado, com isso trouxemos os melhores nomes para reforçar o conhecimento e o currículo dos nossos professores, com conteúdo que acreditamos ser importantes para o que a nossa instituição precisa e quer para o futuro", ressalta a pró-reitora.
O pró-reitor acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto, reforçou sobre o retorno seguro das aulas presenciais, no dia 22 de fevereiro, para alunos e professores. "Fomos a primeira instituição de ensino de Cascavel a interromper as aulas quando começou a pandemia. Quando no final do ano passado os decretos autorizaram o retorno, fizemos pesquisa com nossos alunos que optaram pela não retomada. Agora já estamos adaptados, assim como os demais setores da economia. Evoluímos em nossas rotinas de cuidados e estamos prontos para garantir a segurança de todos".
O congresso é a evolução da tradicional semana pedagógica e contou com público externo, que acompanhou virtualmente, e com professores do Centro FAG, Faculdade Dom Bosco, FAG Toledo e Colégio FAG.
O evento segue durante a semana conforme a programação: