NAP: Vagas abertas para o curso de Meliponicultura (Criação de abelhas nativas sem ferrão)

Curso está previsto para ocorrer no dia 27/03 em São Miguel do Iguaçu. Se inscreva! WhatsApp: (45) 98426-8380

11 de Fevereiro de 2021 - 15:13

O NAP (Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional) está com vagas abertas para o curso de Meliponicultura (Criação de abelhas nativas sem ferrão). O objetivo é capacitar o discente a explorar racionalmente as abelhas sem ferrão, a partir do embasamento teórico-prático; Demonstrar métodos que possibilitem a exploração econômica, bem como a preservação das diversas espécies de abelhas sem ferrão; Conhecer o potencial do criatório dessas abelhas no Brasil; e contribuir para o conhecimento das espécies de meliponíneos, visando o seu aproveitamento racional, como parte de um desenvolvimento sustentável e conservacionista.

Tendo como públicos-alvos profissionais da biologia, veterinária, zootecnia e interessados em atuar na criação de abelhas nativas sem ferrão, são disponibilizadas 40 vagas. O curso está previsto para ocorrer no sábado, dia 27 de março, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, em São Miguel do Iguaçu na APROSMI (Associação dos Produtores de Agricultura e Pecuária Orgânica). Ao todo são 8 horas/aula de curso.

O investimento para acadêmicos e egressos FAG/Dom Bosco fica na casa dos R$ 220, já para o público externo e profissionais o valor é de R$ 250. Os valores podem ser parcelados em até 3x nos cartões de crédito. O professor convidado é o mestre em Apicultura e Desenvolvimento Sustentável, Edvaldo Geraldo Junior. 


Temas abordados

  • Principais espécies de meliponíneos;
  • Organização social das abelhas sem ferrão;
  • Nidificação e formas de defesa dos meliponíneos, características dos locais de nidificação das abelhas sem ferrão, estratégias de defesa dos meliponíneos;
  • Criatório racional de abelhas sem ferrão, surgimento e princípios da meliponicultura, tipos de colmeias e equipamentos, localização e instalação do meliponário, povoamento de colmeias;
  • Manejo de abelhas sem ferrão, manipulação de colmeias, manejo para produção e para manutenção, multiplicação de colônias;
  • Produtos dos meliponíneos, mel, pólen, geoprópolis e novas colônias; 
  • Confecção de ninhos iscas para capturas de abelhas sem ferrão.


Para se inscrever no curso clique aqui.


Entre em contato

Para mais informações, a Coordenação de Pós-Graduação e o NAP estão à disposição pelos telefones: (45) 3321-3964 e (45) 3321-3756, WhatsApp: (45) 98426-8380, também pelo e-mail: [email protected] e pessoalmente no térreo do Bloco 4, da FAG Cascavel.

A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.