Conexão Docente aborda estratégias adaptativas

Dicas e experiências sobre metodologias ativas e tecnologias fazem parte do conteúdo do curso

12 de Abril de 2021 - 17:03

Encerra nesta segunda-feira (12), o evento online Conexão Docente, promovido pelo NAD (Núcleo de Atendimento ao Docente). Professores do Centro FAG, Faculdade Dom Bosco e FAG Toledo acompanham o curso sobre estratégias adaptativas referentes aos anos de 2020 e 2021, com o objetivo de discutir o percurso das experiências docentes; compartilhar as estratégias adaptativas utilizadas na mediação das aulas do primeiro semestre de 2021; e apresentar aos professores as oportunidades formativas que a instituição oferece. 

A mediação é realizada pela coordenadora do NAD, Lenir Schmitz, que preparou conteúdo sobre o uso da tecnologia e metodologias ativas na educação. "No ano de 2020 o grande desafio foi gerar conexão entre professor e aluno, nas aulas remotas. Em 2021 estamos focados na interação, no engajamento, em como realizar atividades interativas e colaborativas", ressalta.

Para isso, Lenir traz várias dicas. Na sequência, os docentes interagem e contam sobre suas experiências. "O objetivo dessa troca é gerar insights para as atividades [online e presencial], para que possam se inspirar mutuamente. Temos muitas ideias criativas que são compartilhadas, inclusive, em oficinas, as quais acontecem na sequência do Conexão Docente", diz. 

A professora Tatiana Bilhar, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, descreve o Conexão Docente como uma excelente oportunidade para reflexão acerca da prática docente, "especialmente durante o período da pandemia e das aulas síncronas [ao vivo] online". "Dialogar com colegas professores de diferentes áreas, compartilhando experiências, sempre nos permite repensar nossa práxis pedagógica de modo a aperfeiçoá-la.  Discutimos dificuldades e oportunidades que esse novo cenário está trazendo para o processo de ensino-aprendizagem, sempre em busca de melhores caminhos para construirmos conhecimentos junto com nossos acadêmicos, e aprendi coisas novas para usar nas aulas", complementa Tatiana.  


A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.