Marcelo Taglietti conclui pós-doutorado com pesquisa sobre o uso de simuladores realístico no ensino da Fisioterapia

Estudo contou com suporte do Laboratório de Habilidades

29 de Outubro de 2021 - 14:23

O professor dos colegiados de Fisioterapia e Tecnologia em Estética e Cosmética, Marcelo Taglietti, concluiu seu pós-doutorado. O estágio foi aplicado no Programa de Pós-Graduação de Ensino da Unioeste.  A pesquisa aprofundou através de um ensaio clínico aleatório, a comparação entre o uso da simulação realística de alta fidelidade no ensino da Fisioterapia com o modelo tradicional, que é a aula expositiva em sala.  

O estudo comprovou os benefícios que um laboratório de simulação realística traz para o aprendizado dos futuros fisioterapeutas. "O laboratório de habilidades, que existe na FAG, é uma metodologia inovadora. Na pesquisa de pós-doutorado, identifiquei quais foram os estilos e modos de aprendizagem dos alunos, e com base nisso, usar o simulador para ensino de fisioterapia em pacientes internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva)".

Foram avaliados os desfechos de desempenho acadêmico, satisfação pessoal e aprendizagem. ?Conclui que o uso dessa metodologia, faz com que os  alunos melhorem seu desempenho e a satisfação é muito maior se comparada ao modelo tradicional, pois vai ao encontro com o modo com que os alunos estudam e aprendem?.

Marcelo é especialista em fisioterapia em UTI. "Os simuladores da FAG conseguem criar situações reais iguais às ocorrências com pacientes internados em UTI. No laboratório o aluno pode vivenciá-las e há a possibilidade do erro. São ferramentas para treino, até que estejam seguros e prontos para o campo de estágio, que é o Hospital de Ensino São Lucas. A partir daí eu posso encaminhá-los para atender, sempre com supervisão, os pacientes internados dentro das unidades de terapia intensiva".

Taglietti é professor do Centro FAG há 12 anos e já lecionou em vários cursos da área da saúde. Nesse período, além do pós-doutorado, concluiu o mestrado em Biociências e Saúde, na Unioeste, para o qual recebeu bolsa no Programa de Capacitação Docente do Centro FAG;  e doutorado em Educação Física na UEL (Universidade Estadual de Londrina), com período de doutorado sanduiche na Universidade de Milão, Itália. 

"Sem o laboratório de habilidades do Centro FAG não seria possível a conclusão da minha pesquisa, que é inovadora, e vai impactar o ensino  tanto dos alunos da FAG, quanto servirá de modelo para outras instituições de ensino do mundo".

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