NAP promove curso para agrônomos e técnicos da Copagril

O aperfeiçoamento de Geração e Processamento de Imagens Aéreas por Drones (VANTs/RPA) ou Satélites foi ministrado pelo professor Esmael Lopes

19 de Novembro de 2021 - 16:02

O NAP (Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional) do Centro Universitário FAG promoveu nesta sexta-feira (19) o curso de Geração e Processamento de Imagens Aéreas por Drones (VANTs/RPA) ou Satélites. O objetivo é capacitar os engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da Copagril Marechal Cândido Rondon. O aperfeiçoamento foi concretizado a partir da parceria entre Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), FAG, Dom Bosco e a cooperativa agroindustrial.

A atividade foi ministrada pelo professor Esmael Lopes do Núcleo de Pós-Graduação. "O drone é uma ferramenta a mais para o produtor, para o agricultor e para o agrônomo. É uma tecnologia totalmente nova para esse segmento, que inclusive nós ainda estamos aprendendo. É tudo muito recente, ainda está sendo validada. Há três, quatro anos atrás, por exemplo, nem tínhamos uma disciplina dedicada ao tema nos cursos de agronomia da região. Agora é uma realidade", explica.

Joelson Adonai Czycza é um dos engenheiros agrônomos participantes do curso, para ele é fundamental esta capacitação. "A tecnologia vem crescendo no área agrícola de uma maneira bem acelerada, com isso é de extrema importância fazermos este curso para estarmos sempre atualizados. O drone é uma tecnologia que possibilita uma série de diagnósticos que fazem com que tenhamos um aumento considerável de produtividade no campo", diz.

A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.