Centro FAG recepciona docentes para o segundo semestre

Abertura contou com palestra do fundador da Link School of Business, Álvaro Schocair

19 de Julho de 2022 - 18:08

O segundo semestre letivo de 2022 iniciou nesta segunda-feira (18) para os professores do Centro Universitário FAG e Faculdade Dom Bosco. Eles foram recepcionados pelo 4º Congresso de Formação Docente. A pró-reitora de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Aline Gurgacz Ferreira Meneghel, fez a abertura dos trabalhos. "Com muita honra recebemos todos vocês para mais um semestre de muito trabalho, com muitas novidades e desafios. É sempre bom saber que contamos com um corpo docente qualificado, que coopera com o crescimento da FAG e sobretudo dos nossos acadêmicos. Parabéns e um ótimo semestre a todos", comemora. 

3º FAG Summit

Na sequência, a coordenadora do NAAE (Núcleo de Atendimento e Apoio ao Estudante), Patrícia Radaelli, fez o lançamento do 3º FAG Summit, projeto que incentiva e valoriza ideias inovadoras de alunos e professores. "O Summit será desenvolvido durante o semestre, integrando diferentes cursos com a  proposta de estimular o empreendedorismo e criatividade de acadêmicos e docentes, para projetos de soluções de problemas reais do mercado de trabalho ou produtos inovadores".

Certificação Maestria Docente 

Os professores que concluíram o programa Maestria Docente receberam seus certificados de 50 horas de formação. O percurso contemplou atividades de autoavaliação, workshop, palestras, oficinas presenciais e virtuais, experiências práticas no uso das plataformas e ferramentas digitais, publicações, mentorias e avaliações de desempenho. Ao todo 29 professores receberam seus diplomas. 

"O Maestria Docente surgiu como uma resposta da FAG à necessidade de apoiar a consolidação da transformação pessoal e profissional dos professores no contexto pandêmico e pós-pandêmico, ao contribuir na busca da compreensão da atual realidade  educacional, através da aprendizagem colaborativa e do desenvolvimento das habilidades socioemocionais", reflete a coordenadora pedagógica, Lenir Schmitz, idealizadora do programa. 

Parcerias 

Duas parcerias foram anunciadas durante o evento. O Centro FAG firmou convênio com a escola de Rockfeller, para beneficiar professores e alunos em cursos de inglês, com o objetivo de aprimorar a internacionalização do ensino, dos intercâmbios e demais experiências acadêmicas fora do país . A empresa dell também é mais uma aliada na instituição para favorecer os docentes com descontos na compra de computadores

Palestra com Álvaro Schocair

Na sequência subiu ao palco o fundador da Link School of Business, Álvaro Schocair, para palestrar sobre o tema Instituições Criativas e Inovadoras. Schocair é administrador e atua há 20 anos no mercado financeiro. O foco da Link é ajudar empreendedores no desenvolvimento de seus negócios, também é conhecido pela sua atuação nas mídias sociais onde dá dicas sobre empreendedorismo e carreira.

O palestrante inspirou os professores contando sobre a sua trajetória. Relatou que aos 21 anos de idade vendeu um site, ele e cada um dos sócios receberam 2,4 milhões de dólares. "Nesse dia eu tive o meu primeiro aprendizado no mundo dos negócios que foi: no empreendedorismo você só precisa acertar uma vez", comenta. 

"É uma palestra para analisarmos o setor de educação, para inovar e melhorar os processos de ensino e aprendizagem dos acadêmicos, que depois de formados possam agir de forma diferente na nossa sociedade e no mundo como um todo", complementa Schocair. 

Programação da semana

O congresso segue com oficinas nesta terça-feira. Na quarta-feira, às 19h, a palestra será "Engajamento dos estudantes: reflexões e práticas eficazes" com a Dra. Evelin Muraguchi. Já a quinta-feira foi reservada para a realização de reuniões de colegiados, a partir das 19h. Por fim, na sexta-feira será promovido o Laboratório Pedagógico para novos docentes. 


A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.