Centro FAG oferta Letras Português/Espanhol, idioma que será incorporado à matriz curricular do Paraná

Ensino da Língua Espanhola deve se tornar obrigatório na rede estadual de ensino

22 de Julho de 2022 - 16:14

Na última terça-feira (19), a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, em segundo turno, a PEC 3/2021, que trata da inclusão da Língua Espanhola na matriz curricular da rede estadual de ensino do Paraná. A proposição avançou na forma de um substitutivo geral da Comissão Especial que analisou o texto. Com isso, deverá ser acrescentado o parágrafo 9º ao artigo 179 da Constituição do Estado, colocando o Espanhol como disciplina obrigatório no Ensino Fundamental (anos finais) e no Ensino Médio, sendo a implantação de forma gradativa.

Desde 2021, o Centro Universitário FAG oferta o curso de Letras Português/Espanhol. A licenciatura capacita o acadêmico para ser professor de Língua Portuguesa e Espanhola e suas literaturas, bem como, habilita o aluno a produzir e analisar textos, identificar os distintos gêneros do discurso, aplicar os conhecimentos de gramática das duas línguas, ser capaz de ler, compreender, interpretar e criticar qualquer texto ou informação. O aluno de Letras FAG ainda será preparado para atuar como assessor e corretor de textos.

O curso foi proposto buscando atender exigências de novas demandas do mercado de trabalho e espaços escolares. O corpo docente é composto por especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, com vivência em países de língua espanhola. "A matriz curricular do curso é atualizada contemplando as exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Novo Ensino Médio, justamente para que o futuro profissional esteja atualizado sobre as novas demandas do Ministério da Educação", explica o coordenador, Paulo Fachin. 

O curso de Letras Português/Espanhol promove intercâmbios culturais, viagens a países de língua espanhola e a feiras literárias, como a Bienal do Livro, em São Paulo, e a FLIP, em Paraty, além de eventos culturais. A estrutura para as aulas contempla a utilização de salas Pro Actives, desenvolvidas para aplicação de metodologias ativas, e laboratórios de informática, além de uma Biblioteca com acervo composto por 79 mil exemplares e mais de 20 mil títulos. 

Os acadêmicos podem realizar estágios remunerados desde o 1º semestre do curso e participar de projetos com concessão de bolsas, como o PIBID (Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica.

Conforme dados levantados pela Assembleia Legislativa do Paraná, o espanhol é falado por mais de 585 milhões de pessoas em diferentes países do mundo. É o segundo idioma em relevância comercial. A língua oficial de 21 países, sendo que 19 deles na América, 7 países fazem fronteira com o Brasil e 2 países fazem fronteira com o estado do Paraná. Também é língua de estudo de mais de 22 milhões de alunos em 110 países, inclusive na China e no Japão, principais países parceiros do Brasil em transações comerciais fora da América Latina.

50% na primeira mensalidade 

O Centro FAG, a FAG Toledo e a Faculdade Dom Bosco estão oferecendo 50% de desconto na primeira mensalidade para novos alunos que efetivarem as matrículas até a próxima segunda-feira, dia 25 de julho. A promoção é válida para todos os cursos, exceto Medicina, e para todas as formas de entrada: vestibular de inverno (já realizado), nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), segunda graduação, transferência ou vestibular agendado.

Não perca tempo! Mais detalhes pelo WhatsApp: (45) 99969-0049.

Passaporte 40+

A Instituição ainda oferece o Passaporte 40+, que converte a idade em descontos da mensalidade durante todo o curso. A promoção é válida para alunos com 40 anos ou mais, ou seja: 55 anos, 55% de desconto; 70 anos, 75% de desconto. O Passaporte é válido para todos os cursos, exceto Medicina.

A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.