Marcos Rossi abre programação do XX ECCI

Palestrante fez a plateia refletir sobre superação

25 de Outubro de 2022 - 17:16

O Centro FAG e a Uniprime abriram a programação do XX ECCI (Encontro Científico Cultural Interinstitucional) nesta segunda-feira (24). A pró-reitora de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Aline Gurgacz Ferreira, recepcionou os participantes. "Iniciamos uma semana focada em ações científicas e culturais, também em reflexões sobre as nossas emoções. Trouxemos para esta edição temas pertinentes à saúde mental com o propósito de colaborar com toda a comunidade. Corpo e mente saudáveis para alcançarmos nossos objetivos. Esse é o caminho". 

Na sequência, o presidente do conselho consultivo da Uniprime, Hirofumi Uyeda, apresentou Marcos Rossi, o palestrante da noite. Rossi nasceu com síndrome de Hanhart, deficiência congênita que impede o desenvolvimento de braços e pernas, porém a condição física nunca foi empecilho para o seu crescimento pessoal e profissional. Marcos é bacharel em Direito, casado, pai de dois filhos e aproveita ao máximo o  seu tempo para se superar fazendo o que gosta: é baterista de escola de samba, vocalista de uma banda, DJ, surfista, skatista e mergulhador profissional. 

"E como uma pessoa que não tem os braços e as pernas faz tudo isso? Com os recursos que eu tenho disponível e confiança em quem eu escolhi para estar ao meu lado. Eu não tenho nada e faço tudo, a maioria das pessoas tem tudo e decidem não fazer nada. Ser feliz é uma decisão que se toma todo dia. Você tem a opção de reclamar ou de agradecer pelas pequenas coisas", ressalta o palestrante.

Atualmente, Marcos Rossi faz parte da equipe internacional do treinador Tony Robbins, que também é seu mentor. "Nunca deixei nada me limitar. O nosso cérebro não sabe o que é verdade ou não, então o que você alimentar ele vai sentir, só vai aumentar. Entendi desde sempre que tem um propósito. A vida sempre acontece para você e não com você, tudo se conecta lá na frente". 

Para Rossi o segredo é viver em estado de graça. "É como se você fosse um rádio. Às vezes a frequência não está bem sintonizada, estamos fora de foco, pensamentos negativos, atraindo coisas não agradáveis. Quando você vira a chave, você entra em estado de graça e atrai o inimaginável". 

Videocast

O palestrante Marcos Rossi foi recepcionado no Complexo Multimeios, onde participou de um videocast mediado pelo pró-reitor acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto; pelo diretor de inovação, Mark Reginatto; superintendente da Uniprime, Douglas Daltoé; o acadêmico de Psicologia, Guilherme Alisson; e acadêmica de Medicina, Emillie Pinheiro. O link está  

disponível no link.  Ao final do encontro, Rossi autografou livros e presenteou a biblioteca do Centro FAG com um exemplar do seu best seller "O que é impossível para você?".

E-book Práticas de Inovação no Ensino Superior

Na solenidade de abertura, foi lançado pelo Centro FAG, FAG Toledo e Faculdade Dom Bosco o e-book "Práticas de Inovação no Ensino Superior". A obra apresenta relatos e reflexões de professores, estudantes, gestores e profissionais que realizaram atividades dentro do atual contexto no ensino superior, ou seja, as metodologias ativas. 

Em cinco capítulos, o livro aborda artigos, memoriais, sinopses e videocasts, totalizando 50 publicações de 113 autores. A organização foi realizada pelas coordenadoras pedagógicas de Cascavel e Toledo, Lenir Luft Schmitz e Janice Salvador; pelo assessor pedagógico, Paulo Tavares; e pelo coordenador da Agecin (Agência Experimental de Comunicação Interna), Alex Carmo. 

A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.