Acadêmicos do 1º e 2º períodos de Design de Interiores, do Centro Universitário FAG, realizaram visita técnica às obras de ampliação do Hospital São Lucas, no sábado (01). O objetivo foi proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer as etapas de construção de um edifício hospitalar, bem como entender as necessidades específicas de design de interiores para este tipo de ambiente.
Os alunos foram recepcionados pelo engenheiro civil responsável, Ciro Neves, que explicou as diferentes fases de construção, desde a fundação até a instalação dos equipamentos, como a parte elétrica e hidráulica, além de aprender sobre as técnicas de isolamento acústico e térmico, e conferir os materiais de revestimento de paredes e pisos, móveis e equipamentos que compõem os ambientes.
"Nosso objetivo é mostrar para os acadêmicos as interferências num projeto, quais os cuidados, o que eles precisam se atentar, o que envolve uma obra hospitalar, todos os cuidados que precisam ter na hora de fazer o projeto e também na hora de executar. É importante que eles entendam todo o processo, porque eles vão se envolver diretamente. Fazendo isso, nós conseguimos facilitar o entendimento 'teoria versus prática'", explica a professora e engenheira civil, Débora Felten.
Em seguida, os acadêmicos visitaram os espaços internos do hospital em construção, como salas de cirurgia, enfermarias e áreas de recepção. Durante a visita, os engenheiros destacaram a importância de um bom design de interiores para um ambiente hospitalar, que deve ser confortável, acolhedor e funcional.
A visita ajudou a despertar o interesse dos estudantes por essa área de atuação e a entender a importância do trabalho em equipe na construção de um projeto de grande escala.
"São tecnologias de grandes centros, isso é algo muito importante para Cascavel. É um investimento social também. Nós sabemos que a teoria é muito importante, mas a prática é o que realmente forma o profissional", destaca Iago Siliprandi, estudante do 3ª período de Design de Interiores do CentroFAG.