Egressa de Arquitetura e Urbanismo conquista vaga de doutorado

Jenifer Buss é doutoranda em Geografia pela UFSM

16 de Fevereiro de 2024 - 19:49

A busca incessante pelo saber é o que move a ciência, a educação e, consequentemente, o desenvolvimento da sociedade. Para Jenifer Buss dos Santos, egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG, a graduação foi apenas o começo da sua jornada acadêmica. Hoje, a arquiteta é mestre em Meteorologia pela UFSM (Universidade de Santa Maria) e celebra sua mais nova conquista: o doutorado.

A doutoranda em Geografia, pela UFSM, iniciou sua trajetória na graduação em 2014. Na época, com 16 anos, Jenifer acreditava que trabalharia na área de Design de Interiores. Mas, durante o curso, ela se interessou pelas disciplinas de legislação, urbanismo e geoprocessamento, aprofundando-se nas áreas teóricas. “Me interessei tanto em geoprocessamento que dei monitoria auxiliando no mapeamento da região com drones. No último ano entrei em um escritório de arquitetura, trabalhei até poucos meses depois de me formar, mas decidi sair e seguir na pesquisa em prol do bem estar coletivo e do nosso futuro urbano”, relata.

Graduada em Arquitetura e Urbanismo em 2019, Jenifer tornou-se mestre em Meteorologia em 2022 e foi aluna especial na disciplina de Mudanças Climáticas e suas Interdisciplinaridades, no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, do programa de pós-graduação em Meteorologia da USP (Universidade de São Paulo). Assim que encerrou o mestrado, ela ingressou como aluna especial em Análise de Erros Associados a Dados Espaciais “A”, no programa de pós-graduação em Geografia da UFSM, em 2023, e agora conquistou a vaga de doutorado.

A nova etapa da sua vida acadêmica e profissional envolve o projeto de pesquisa que estuda o uso do ENVI-met como ferramenta para análise climática dos centros urbanos. O ENVI-met trata-se de um modelo de software tridimensional em microescala que simula ambientes urbanos, baseado nas leis fundamentais da mecânica dos fluidos, termodinâmica e física atmosférica geral. “Para essa análise é necessário que haja envolvimento de várias áreas do conhecimento, justamente por isso venho buscando em minha formação unir diferentes áreas”, explica.

“O conhecimento nos leva para muito longe!”

A linha de pesquisa da doutoranda possibilitou grandes oportunidades na sua carreira, a exemplo do convite para ministrar uma palestra sobre sua área de estudos no IV Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade. O evento não apenas proporcionou visibilidade para a temática, como também abriu portas para troca de experiências com profissionais de diversos lugares.

“Para quem está mergulhado na pesquisa, mestrado ou doutorado, o conhecimento é o combustível. Cada livro lido, cada experimento, nos leva um passo mais perto de desvendar os mistérios do mundo. Então, não parem de explorar, questionar e aprender. É assim que avançamos e fazemos a diferença!”, celebra Jenifer.

Apoio e gratidão

Ao longo de sua trajetória, a doutoranda reflete a importância do apoio dos professores, amigos e familiares. “Com certeza, as professoras Maria Paula Figueiredo, Solange Smolarek e Sirlei Oldoni, que fizeram parte da minha banca do TCC, influenciaram-me a ter determinação para chegar até aqui”, agradece.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG, professora Solange Smolarek, comemora a conquista e a dedicação de Jenifer. “Temos muito orgulho dos nossos egressos, porque eles demonstram toda a capacidade deles. No caso dela, o orgulho é dobrado, porque ela sempre se desafia e se supera. Parabéns!”, parabeniza.

Além dos professores da graduação, Jenifer demonstra gratidão pelos orientadores do mestrado e doutorado e comemora o apoio das pessoas próximas. “Agradeço à minha família, ao meu noivo, Henrique Pavan, e aos meus amigos, que sempre me apoiam muito! Sou grata a todos!”, comenta.

Mais uma conquista!

Em abril, Jenifer Buss ingressará como aluna especial na disciplina de Bioclimatologia do programa de pós-graduação em Geografia da USP, e realizará seus estudos durante 10 dias na cidade de São Paulo.

A Faculdade Dom Bosco desenvolve suas atividades no campus da Fundação da Assis Gurgacz, em regime de comodato desde 2002 quando se deu sua incorporação.
A Diretoria e a Secretária Acadêmica da Faculdade Dom Bosco estão localizadas no primeiro piso do prédio da Reitoria. A Biblioteca, Tesouraria, Ouvidoria, RH e demais setores de apoio administrativo e pedagógico, estão localizados no mesmo prédio, com exceção do protocolo que atende no Bloco I.

A maioria das atividades acadêmicas da Faculdade Dom Bosco são realizadas no Bloco IV, onde estão distribuídas as salas de aula, laboratórios de informática, sala de professores e coordenações dos cursos. Contudo, outros espaços são pontualmente utilizados para atender necessidades específicas como o caso do Curso de Tecnologia em Design de Interiores, que desenvolve parte de suas atividades no Bloco das Engenharias. O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética por sua vez, desenvolvem atividades nos laboratórios do Bloco I e na Clínica de Reabilitação.