JOGO DE CAÇA AO TESOURO -
Ao receber os alunos calouros, há a necessidade de manifestar boas-vindas aos ingressantes, estabelecendo conexões com a instituição, professores e entre os próprios colegas. Frente a essa condicionante, os alunos foram acompanhados pelo Professor Cezar Rabel, em visita ao Centro Universitário FAG, em Cascavel, Paraná. Nesta visita, foram fornecidas pistas para que os acadêmicos visitassem e conhecem espaços em diferentes locais do campus.
Data de inicio:
21/02/2024
Local:
centro fag
Público alvo:
acadêmicos
Responsável:
CEZAR RABEL
Contato:
[email protected]
Programação:
Conteúdo:
A presente visita se enquadra como uma possibilidade de visualizar e conhecer os diferentes espaços do Centro FAG, em especial, biblioteca, gran via, bloco de engenharias.
Introdução:
Caros estudantes, aspirantes a arquitetos e urbanistas!
Hoje, estamos prestes a embarcar em uma jornada fascinante dentro do nosso Centro Universitário, onde cada corredor, cada sala de aula e cada espaço aberto conta uma história única de arquitetura. Esta atividade não só desafiará habilidades de observação e trabalho em equipe, mas também permitirá explorar e apreciar a riqueza arquitetônica do nosso ambiente acadêmico.
Durante esta aventura, vocês serão desafiados a decifrar enigmas, seguir pistas e descobrir segredos arquitetônicos escondidos em cada canto do nosso campus. Cada pista que desvendarem os levará a um novo local, onde poderão mergulhar ainda mais fundo na história e na estética da arquitetura e urbanismo que nos rodeiam diariamente.
Portanto, preparem-se para abrir suas mentes, aguçar seus sentidos e deixar-se levar pela criatividade humana manifestada em cada tijolo, janela e piso que encontrarem. Esta não é apenas uma simples caça ao tesouro, mas sim uma oportunidade de descobrir a beleza e a complexidade do design arquitetônico em um ambiente familiar e estimulante.
Lembrem-se, o verdadeiro tesouro que buscamos não está apenas no final da jornada, mas sim na experiência de aprender, explorar e colaborar com seus colegas. Esta atividade não só fortalecerá nossos laços como comunidade acadêmica, mas também nos inspirará a buscar a excelência e a inovação em nossos estudos e futuras carreiras.
Portanto, sem mais delongas, é hora de iniciar nossa aventura arquitetônica dentro do Centro Universitário FAG! Sigam as pistas, trabalhem juntos e preparem-se para desvendar os mistérios que os aguardam. O futuro da arquitetura e urbanismo está em suas mãos, e esta é apenas o começo de uma jornada incrível que os levará a novos horizontes de conhecimento e descoberta.
Boa sorte a todos e que a busca pelo tesouro arquitetônico dentro do nosso Centro Universitário comece agora!
Execução:
Organizar um jogo de caça ao tesouro pela universidade, onde os alunos precisam resolver enigmas ou completar tarefas relacionadas à arquitetura e urbanismo. Isso não só os ajuda a se familiarizarem com o ambiente, mas também promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas.
Criar pistas ou enigmas que levem os alunos a locais específicos relacionados à arquitetura e urbanismo, dentro do Centro FAG.
Dividir os alunos em equipes e fornecer um mapa ou instruções claras sobre o percurso.
Estabelecer regras e objetivos claros, como quem encontrar todas as pistas primeiro ou quem completar todas as tarefas no menor tempo.
Materiais: - Pistas
PISTA 1
1." Para encontrar a próxima pista, dirija-se ao coração do campus universitário, onde a história se entrelaça com a modernidade. Procure por um edifício emblemático, onde a arquitetura reflete a missão da universidade."
PISTA 2
2." Agora que você encontrou o edifício principal, observe os detalhes que contam a história da instituição. Procure por uma placa de bronze que homenageia os arquitetos visionários que projetaram este espaço, onde a tradição encontra a inovação."
PISTA 3
3." Você está progredindo! Para a próxima pista, explore o campus verdejante, onde a natureza se integra à arquitetura. Procure por uma escultura contemporânea que representa a interação entre o homem e o ambiente, onde a arte se funde com a paisagem."
PISTA 4
4." Agora, é hora de se aventurar pelos corredores labirínticos da biblioteca central, onde o conhecimento é preservado em cada estante. Procure por uma inscrição especial que reconhece os estudantes e professores que moldaram a história da universidade."
PISTA 5
5. " Você está quase lá! Para a última pista, dirija-se ao ponto de encontro central do campus, onde as ideias convergem e os sonhos ganham vida. Procure por uma obra de arte pública que simboliza a jornada do conhecimento, e lá você encontrará o tesouro que busca!"
Essas pistas devem ajudar a criar uma experiência emocionante e educativa dentro do ambiente universitário para os alunos. Para presentear os alunos como tesouro, sugiro a Cartilha turma da Mônica, ou bolsas do curso, ou um certificado de conclusão de expedição arquitetônica O primeiro certificado de muitos (as primeiras horas extracurriculares).
Inscrição