Centro de Reabilitação e Engenharia Mecânica criam órtese em impressora 3D para paciente amputado

17/07/2020

A parceria entre o Centro de Reabilitação das Clínicas FAG e os cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Controle e Automação do Centro Universitário FAG rendeu um novo fruto. Desta vez, foi produzida uma órtese personalizada em impressora 3D. O equipamento foi desenvolvido para Wanderlei Scherdovski, paciente da Clínica.

Há quase 7 anos, Wanderlei sofreu uma descarga elétrica, enquanto trabalhava como pintor, em Laranjeiras do Sul. Ele teve as duas mãos amputadas. Desde então, tenta se adaptar às tarefas do cotidiano, porém, as opções tradicionais para auxílio não serviram para ele. "Já tentei usar outras órteses e próteses, porém, eu sinto muita dor no coto da mão. Tenho dificuldades em algumas tarefas. Para comer, por exemplo, minha esposa prende o garfo com uma fita crepe no meu coto", relata.

Diante desse desafio, o auxiliar de protético e acadêmico de Engenharia Mecânica, Alison Giordani, começou a desenhar algo específico para Wanderlei. Ele tinha o domínio do software da impressora 3D para o projeto, mas para fazer o uso da impressora buscou a ajuda do professor e Coordenador Adjunto de Engenharia de Controle e Automação, Helder Carozzi. "Foram cerca de 3 meses de testes, fiz uns três modelos até chegar no final. Pensamos em algo para ajudá-lo, que não tem contato com todo o coto, diminuindo a área de contato", detalha Alison.

A peça é um bracelete com fechamento ajustável, feito de um polímero biodegradável. Wanderlei recebeu a órtese hoje (17). Ele irá testar como será o uso nos próximos dias, mas, à primeira vista, aprovou a novidade. "Eles fizeram justamente o que preciso. Testamos aqui com o garfo e pelo visto vai dar certo. Vai me ajudar bastante. Ficou mais fácil, mais prático e não dói", opina Wanderlei.

De acordo coma a Coordenadora do Centro de Reabilitação das Clínicas FAG, Leda Paes Walcker, a ação demonstra que as diferentes áreas podem trabalhar em prol de um bem em comum. "Para algumas pessoas, pode parecer pouco, porém, para uma pessoa que não tem os dois braços, qualquer coisa que melhore a sua independência é muito! É interessante que envolvemos nossos alunos. Unimos tudo isso, trazendo para a sociedade algo positivo", expressa.

No ano passado, a equipe já fez a diferença na vida de Doralice Plucinski, paciente com uma perna amputada. Um Liner - interface protética, que proporciona ao usuário mais conforto no encaixe da prótese -, foi desenvolvido na impressora 3D, já que o dela havia quebrado e não havia opção para reposição à venda. A pequena peça proporcionou um grande avanço na vida da paciente.

Segundo Leda, ainda há um grande campo a ser explorado, unindo as necessidades da área da saúde às possibilidades da tecnologia 3D.  "A impressão 3D é algo incrível e que permite personalização, o que é muito importante, já que cada paciente tem suas características próprias. Nosso próximo passo deve ser a produção de alguma prótese", planeja.

Já pensou Cascavel ter um Mercado Público? Arquitetura FAG sim!
Pedagogia realiza Seminário de Produção Científica
2021 Cascavel
Artigo científico elaborado para TCC do curso de Farmácia é publicado em revista internacional
Centro FAG firma convênio com AMAPAR e APMP
2021 Cascavel
FAG Toledo oferta curso rápido de Planejamento, Programação e Controle da Produção
2021 Toledo
Professor da FAG Toledo lança livro sobre a colonização no Noroeste do Paraná
2021 Toledo
Nutrição promove Seminário de Gastronomia
Arquitetura FAG apresenta projetos para a Polícia Civil do Paraná
Comunicação Pessoal e Profissional na Era Digital
Educação Física promove 24ª edição do GinasFAG
2021 Cascavel
Alunos defendem práticas fonoaudiológicas em banca
WhatsApp Image 2021-06-16 at 16.40.17.jpeg
Curso rápido de Urgências e Emergências Clínicas
2021 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.