Centro Universitário FAG

Cursos de Comunicação classificam oito trabalhos para a Intercom Sul 2020

Design Gráfico, Fotografia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda comemoram os resultados, coordenadores estão otimistas.

22/00/2020


Todos os cursos de Comunicação do Centro Universitário FAG: Design Gráfico, Fotografia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda classificaram oito trabalhos para a Expocom, que ocorre dentro da Intercom Sul 2020, maior evento do segmento da região Sul do Brasil. O encontro de profissionais e estudantes da área geralmente é realizado de forma presencial, em alguma instituição de ensino superior localizada em um dos três estados da região: Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul, mas neste ano em razão da pandemia do novo Coronavírus, o evento será online.

Conheça os trabalhos classificados:

JORNALISMO

Plano de Assessoria de Comunicação: Bao Story Vegan;

Categorias: Projeto de Assessoria de Imprensa (avulso), e Projeto de Comunicação integrada (avulso);

Orientadora: Professora Julliane Brita;

Acadêmicos:Alecson Machado, Amanda Cristina Batagin, Bruno Torrente de Oliveira, Helena Rodrigues de Oliveira, Mariana Heberle Grelak, Noéli Laura Bombazar e Waldirene Pereira Barbosa.

Programa Nossa Escola;

Categoria: Programa laboratorial de TV (avulso ou conjunto/série);

Orientadora: Professoras Tatiana Bilhar e Jéssica Moreira.

Acadêmicos: Raul Andreo de Paiva, Silvio Fausto de Matos Filho, Meryane de Hollanda Jorge, Luiz Henrique Leal da Silva, João Vitor Chiodi Vanzin, Kellee Imperantor Antunes, André Vargas, Matheus Camilo Baroni Kafka e Priscila Leticia Liber dos Santos.

Jornal Interativo;

Categoria: Jornal-laboratório Impresso (conjunto/série);

Orientadora: Professora Julliane Brita;

Acadêmicos: Toda a turma do sexto período de 2019.

FOTOGRAFIA

"Senta que nem moça";

Categoria: Ensaio fotográfico artístico (conjunto/série);

Orientador: Professor Luis Fernando Frandoloso;

Acadêmica: Ana Schlumberger.


PUBLICIDADE E PROPAGANDA

O skate é um estado de espírito;

Categoria: Outdoor (avulso);

Orientador: Professor Alex Carmo;

Acadêmico líder: Johanan Toledo.


Roteiro VT Viapar;

Categoria: Roteiro de ficção (avulso ou conjunto/série);

Orientador: Professor Alex Carmo;

Acadêmica líder: Nattalia Todeschini Vieira.


DESIGN GRÁFICO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Portfólio Agecin 2019;

Categoria: Agência Escola/Júnior de Publicidade e Propaganda

(conjunto/série);

Orientador: Professores Alex Carmo e Julio Zeni;

Acadêmico líder: João Paulo Voinarski de Souza.


Acadêmicos: "Saber que o nosso projeto está entre os finalistas é incrível"

A egressa do curso de Jornalismo. Mariana Grelak, explica que o trabalho selecionado só chegou a excelência pois teve o comprometimento e colaboração de todos os integrantes. "Foi um trabalho que surpreendeu bastante, porque todo o grupo saiu da zona de conforto. Trabalhamos temas que não éramos familiarizados, como conceitos de marketing sustentável e a gastronomia como símbolo de cultura. Já tivemos um feedback bem positivo na apresentação dele no TCC, sendo o único trabalho da turma com nota 10.0, e a seleção entre os melhores trabalhos do Intercom veio pra fechar bem esse ciclo", diz.

Meryane de Hollanda, acadêmica do curso, foi classificada com o programa Nossa Escola. "Saber que o nosso projeto está entre os finalistas é incrível. É o reconhecimento do dever cumprido. O Nossa Escola é uma paixão, fazer parte dele foi inesquecível. Foi um trabalho muito prazeroso, uma equipe em sintonia, um trabalho que fluía muito bem. É um orgulho fazer parte desse projeto. Já somos vencedores mesmo sem a premiação final. Mas tenho certeza que o prêmio vem por aí. Muito orgulhosa e feliz".

Raul Andreo de Paiva completa: "O Nossa Escola foi muito importante para mim. O projeto me deu espaço para me desenvolver na apresentação e na edição de vídeo. Todo mundo acabou compartilhando aquilo que aprendia em aula e colocando em prática os conhecimentos nas oficinas e nas gravações. Eu passei manhãs, tardes e noites nos laboratórios tentando editar o programa. Apesar de ser cansativo, o produto final sempre fez valer a pena. É importante, principalmente para quem trabalha com comunicação, não só saber como fazer jornalismo tecnicamente. Nós precisamos de um lado social. A gente vai sempre trabalhar com pessoas. É um exercício em humanidade, a experiência que tivemos", pontua.

O João Paulo Voinarski de Souza, que atualmente cursa o quarto período de Publicidade e Propaganda, conta que demorou para "cair a ficha" de que ele e os colegas estavam entre os cinco melhores trabalhos da região Sul do Brasil, na respectiva categoria.  "Estou muito feliz com o resultado. É uma honra pra mim representar esse trabalho. Me gerou uma experiência incrível. Isso é resultado de uma ideia diferente. Tem muito de nós, do nosso esforço e dedicação".

O estudante explica que o trabalho se trata do portfólio 2019 da Agecin - agência de publicidade experimental da FAG. "Mandamos as três principais campanhas da agência: o TEDx Centro Universitário FAG, que mostra uma linha criativa de expressão a consciência. A Cerveja Docência, que foi uma homenagem a todo os professores dos cursos de comunicação da instituição, com o slogan 'Tudo que há para beber' e a Semana ComFAG, com a temática voltada para 'Día de los muertos'", conta.

A Ana Schlumberger do curso de Fotografia desenvolveu o ensaio "Senta que nem moça". "A gente, enquanto mulher cria travas desde de pequenas, escutamos muita coisa, como por exemplo: 'senta que nem moça'. A mulher se priva muito em razão do que é imposto pela sociedade. Nesse ensaio, que eu produzi, tive a oportunidade de fazê-lo sem essas amarras e realmente mostrar a mulher como ela é, com toda a liberdade. Eu nem acreditei quando vi que estava entre os melhores trabalho, foi muito bom receber esse retorno e ver que estou no caminho certo", afirma.

Depois de recebidos os resultados, os acadêmicos prepararam uma apresentação em vídeo, que deveria durar aproximadamente oito minutos, já que neste ano a Intercom é online. Na produção audiovisual os materiais selecionados foram apresentados detalhadamente. Os trabalhos e estes vídeos serão avaliados por uma banca composta por profissionais das respectivas áreas que consolidaram os vencedores de cada categoria. Caso algum trabalho vença a etapa regional Sul será enviado para o Intercom Nacional e concorrerá com acadêmicos de todo o Brasil.

Coordenadores otimistas 

O coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Design Gráfico, professor Alex Carmo, acredita que a união harmônica entre acadêmicos, professores e instituição são os pilares desses resultados.  "Os nossos alunos sempre nos representam muito bem e em todos os tipos de premiações que participam. Acredito que isso ocorre devido a vários fatores, entre eles: a estrutura dos cursos, o corpo docente e o compromisso e dedicação dos estudantes". 

Já o coordenador dos cursos de Jornalismo e Fotografia, professor Ralph Willians de Camargo, fala que "mesmo com a questão da pandemia os alunos mantiveram a tradição dos cursos da FAG de sempre participar da Intercom e se superaram, tanto na questão técnica dos trabalhos, quanto na quantidade que foram submetidos. Conseguimos mostrar que a Comunicação está sempre ativa, agora a expectativa é para o ano que vem tenhamos ainda mais trabalhos inscritos", espera.


Reportagem: Silvio Matos, acadêmico do 8º período de Jornalismo.

1603488397.jpeg
Acadêmica de Medicina publica artigo em revista científica conceituada
23

2020 Cascavel
1603487432.jpg
Curso de Psicologia oferece terapia online em grupo para os acadêmicos do Centro FAG
23

2020 Cascavel
1603477217.png
NAP oferece o curso de Importação Eletrônica na Prática
23

2020 Cascavel
1603405547.jpg
Enade: Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição conquistam nota 4
22

2020 Cascavel
1603403420.jpeg
ECCI: Eduardo Bueno reflete sobre a construção do amanhã com base na história
22

2020 Cascavel
1603387168.jpeg
FAG Toledo: Agronegócio recebe nova 5 no ENADE
22

2020 Toledo
1603387080.jpg
FAG Toledo: Vídeos do Encitec devem ser acessados via Youtube
22

2020 Toledo
1603309785.jpeg
Enfermagem: NAP oferta aperfeiçoamento em Curativos Especiais
21

2020 Cascavel
1603310585.jpeg
Docente e acadêmica de Psicologia participam de encontro online com professores do Colégio Interlagos
21

2020 Cascavel
1603305653.jpg
Acadêmico de Ciências Contábeis é ganhador do Trote Solidário da FAG Toledo
21

2020 Toledo
1603304717.jpg
Vestibular FAG 2021: Fotografia é conceito 5 na avaliação do MEC
21

2020 Cascavel
1603303330.jpeg
Uso de tecnologias na educação vai nortear debates no Encitec da FAG Toledo
21

2020 Toledo