Acadêmicos de Agronomia publicam capítulo de livro
Autores escreveram sobre a planta buva que vem causando efeitos maléficos à soja
Os acadêmicos Dandara Maria Peres, Jessica Zanelatto Barbosa, Amanda Silva Costa, Fabio Santos Corrêa da Luz, Rafael Aranha Neto, Jessica Cristina Urbanski Laureth escreveram o Capítulo 4 do livro "Desenvolvimento social e sustentável das ciências agrárias", denominado "Extratos aquosos da buva sobre a germinação de sementes de soja". A pesquisa foi desenvolvida dentro da disciplina "técnicas e análises experimentais" da professora Jaqueline Gabriela Cantú, tendo como auxiliar no processo de publicação, a coordenadora do curso Ana Paula Mourão.
A soja é a cultura do Brasil de maior importância em nível econômico. Inclusive o país é o maior produtor mundial desse alimento. A buva é a principal planta daninha dessa cultura e tem sido um problema recorrente nas plantações da região de Cascavel. "O que nós buscamos descobrir é se quando se faz o plantio da soja a erva daninha interfere no crescimento e desenvolvimento da soja ou não", conta a acadêmica Dandara.
A coautora, Jessica Zanelatto, explica a importância da pesquisa. "O objetivo é levar ao produtor informação de qualidade sobre os efeitos que plantas invasoras podem deixar nas plantações, podendo até tomar conta de grandes áreas, e a partir disso exercer um controle eficaz".
Reportagem: Kauana Bacarin, acadêmica do 8º período de Jornalismo.
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Toledo
2021 Toledo
2021 Toledo
2021 Cascavel
2021 Cascavel