Aqui nossos sonhos estão se tornando realidade, diz Yuri Calzavara: Acadêmicos de Mecânica apresentam projetos e recebem apoio total do Centro FAG
Reitor do Centro FAG, Assis Gurgacz, e pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira, receberam as cinco ideias com muita felicidade e afirmam que todas são ótimas
Os acadêmicos do sexto período do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FAG apresentaram na noite da quarta-feira (25) projetos de mobilidade para aprimorar o deslocamentos de estudantes e colaboradores pelo campus, que compreende cerca de 530 mil metros quadrados, somando toda a área de prédios e a reserva ambiental. As ideias foram expostas na sala de atos, na Reitoria. A banca avaliadora foi composta pelo reitor do Centro FAG, Assis Gurgacz, e pela pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira.
O coordenador do curso, professor Geovane Pinheiro, explica que os projetos foram desenvolvidos dentro da disciplina de Eletricidade. "O objetivo era propor uma solução de mobilidade para o campus, com base no conteúdo teórico abordado durante o semestre. As regras eram: fazer um protótipo de mobilidade que atendesse toda a comunidade acadêmica e colaboradores da FAG, com total segurança, velocidade adequada, e autonomia de pelo menos 4 km por carga das baterias", conta.
A apresentação para o corpo diretor da instituição e para o Departamento de Compras, representado pelo encarregado Eder Baltazar, tinha como intuito a seleção de um protótipo para a efetivação e aplicação da ideia no campus, porém Assis e Jaqueline optaram por darem o apoio financeiro e estrutural para todos os cinco grupos, que projetaram desde skates elétricos até patinetes e triciclos.
"É um projeto tão bom quanto o outro, foi muito difícil se decidir e escolher um só, em função até do trabalho que eles tiveram, que merece todo o nosso reconhecimento. Por esses e outros fatores resolvemos aprovar todas as ideias. Os acadêmicos e o nosso coordenador estão de parabéns", afirma o reitor da instituição.
"A FAG sempre apoia bons projetos, não interessa o valor, por que o que realmente nos importa é contribuir com a formação desses profissionais, para que saiam daqui bem preparados e prontos para atuar na sociedade. Hoje ouvimos ideias que realmente visam o futuro e a melhoria do nosso campus, e isso é muito importante para nós", expressa com orgulho, Assis Gurgacz.
Com todos os projetos aprovados, o professor Geovane informa que os próximos passos são a entrada no sistema Coopex, realização de estudos, produção, testes e validação dos protótipos. "Os alunos se dedicaram muito e é nítida essa vontade deles em fazer e aprender cada vez mais. Eu estou bem feliz com a aprovação de todos, a instituição vai comprar os materiais solicitados pelos desenvolvedores e irá disponibilizar os laboratórios necessários para a construção dos veículos. Ao fim de 2021 vamos fazer a apresentação no ECCI", adianta. "Agora vou me reunir com o corpo docente para discutirmos as melhores formas para o desenvolvimento de cada projeto", completa.
O Yuri Calzavara Eichinger é um dos desenvolvedores, ele e o grupo projetaram um triciclo invertido, ou seja, com duas rodas na frente e uma atrás. "O desenvolvimento do projeto foi interessante, porque conseguimos linkar o conteúdo da sala de aula com a realidade. Agora com o seo Assis dando o aval para fabricarmos nossas ideias, ficamos até sem palavras para agradecer. Aqui na FAG nossos sonhos estão se tornando realidade", agradece. "Utilizando rodas de bicicletas leves, eficientes e baratas, o intuito do nosso projeto é dar uma mobilidade boa dentro do campus e torná-lo popular", explica.
Já Gabriel Matte e seu grupo projetaram um triciclo regular, com uma roda na frente e duas rodas atrás. Ele afirma que é muito importante para os alunos quando a instituição reconhece o trabalho, "e nos dá oportunidades para poder colocar em prática tudo aquilo que estudamos, é uma sensação muito boa. Recebemos a aprovação com muita felicidade, porque é um sinal que a instituição olha para os alunos e acredita no potencial de cada um".
"Nosso projeto é um triciclo e a maior função dele é ser um meio de transporte simples, que qualquer pessoa possa utilizar e que pode facilmente ser adaptado para o uso de pessoas com deficiências", contextualiza Gabriel. "Nesses projetos podemos identificar diversas situações que ocorrem no dia a dia da indústria, por exemplo, soldagem, usinagem e elétrica. São desafios que o engenheiro se depara na vida real, e isso nos dá um grande nohall. Somos uma turma que não vamos chegar na indústria sem saber o que fazer ou por onde começar, vamos sair da FAG totalmente preparados", finaliza.
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Cascavel
2021 Toledo
2021 Toledo
2021 Toledo
2021 Cascavel
2021 Cascavel