FAG forma segunda turma de multiplicadores da metodologia Peer Instruction

07/12/2020

O Seminário de Socialização da Metodologia, realizado nos dias 24 e 28 de novembro e no dia 03 de dezembro,  marcou o encerramento da segunda turma de Formação na Metodologia Peer Instruction para os docentes do Centro Universitário Assis Gurgacz, FAG Toledo e Dom Bosco.

No decorrer do seminário vários docentes manifestaram o seu reconhecimento pela oportunidade que tiveram. O professor Leandro Warken afirmou que a formação na metodologia Peer Instruction foi muito válida e agregou nas metodologias utilizadas nas aulas, bem como no seu crescimento profissional. "Agradeço por todas as trocas de conhecimentos com todos que estiveram juntos nessa caminhada", comentou o professor.

A Professora Marilena Salvatti também destacou a importância desta formação por apresentar uma nova perspectiva de se pensar o papel mediador do docente em sala de aula e a sua relação com o conhecimento.  "Nesse processo formativo fui me colocando como aprendiz, além de professora  percebi que estamos construindo uma relação de metamorfose, especialmente, para os docentes que já atuam há algum tempo na docência. Neste contexto, todos nós nos colocamos numa condição de "desaprendermos" aquilo que aprendemos como referência em ser professor nas gerações passadas, para "desaprendermos" e aprendermos novamente. E a grande sacada, desta metodologia, é a problematização, o trabalho de grupo, o compartilhamento de saberes e ideias que geram aprendizagem".

Os resultados apresentados nas 4 edições dos seminários foram: mais dinamismo e interação nas aulas virtuais; contribuição para que o processo de aprendizagem se tornasse mais leve e fluído; feedback positivo e boa recepção  dos acadêmicos; metodologia adequada para trabalhar as competências e conteúdos do Enade; autoavaliação de alunos e professores; aumento da motivação e aprendizagem nas aulas virtuais; mais dinamismo nas aulas teóricas; e inovação e uso de recursos tecnológicas nas salas.

Janice Aparecida de Souza Salvador, coordenadora Pedagógica da FAG Toledo, avalia que o Peer Instruction introduz a busca por alternativas no processo de ensino. "Nesse cenário em que nós buscamos novas metodologias para que os estudantes sejam mais proativos no processo, que produzam respostas, soluções, que se disponham de fatos a compreender melhor e a discutir suas respostas, encontramos no peer instruction uma alternativa bastante produtiva, que torna o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais rico em experiências, interação em correlações. Somados a essa metodologia temos outros tantos instrumentos e mecanismos que também acabaram sendo mobilizados nesse processo de formação".

A Coordenadora Pedagógica, Lenir Schmitz, agradeceu o apoio e o empenho de toda a equipe e os Setores de Apoio envolvidos na oferta deste curso. "Quero também parabenizar e agradecer a todos os Professores Cursistas e Multiplicadores desta metodologia, pelo empenho e comprometimento de cada um com o seu aperfeiçoamento profissional".

Rematrícula: Procedimento deve ser feito pelo Portal Sagres
2021 Cascavel
Evento internacional: II Siagros começa nesta terça-feira (30)
1638212087.jpg
Handebol FAG é campeão do Campeonato Paranaense 2021
Arquiteta doa acervo de revistas técnicas ao Centro FAG
1638209878.jpeg
Andadores são entregues para pacientes das Clínicas FAG
Encontro com ex-alunos marca celebração dos 10 anos de Direito na FAG Toledo
2021 Toledo
COMFAG promove noite de oficinas temáticas
Engenharia Civil recebe Guilherme Perosso
Medicina: IFMSA Brazil FAG realiza ação em parceria com o CEDIP
2021 Cascavel
Alunos de Letras publicam vídeos com dicas de redação para vestibular e ENEM
2021 Toledo
Centro FAG sedia Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas
2021 Cascavel
HVFAG, que já é um dos mais equipados do Paraná, recebe novos aparelhos
2021 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.