FAG Pesquisa: TCC de Ciências Biológicas levanta dados sobre HPV

Estudo foi realizado com estudantes de Lindoeste

12/02/2021

Keity Renata de Souza concluiu a graduação em Ciências Biológicas, licenciatura, em 2020. Como trabalho de conclusão de curso ela pesquisou sobre o índice de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), que resultou no artigo científico intitulado "Índice de conhecimento e imunização do papiloma vírus humano (HPV) nas turmas de nono ano do Colégio Estadual Lindoeste, Lindoeste-Paraná".

Keity foi aluna desta escola durante os anos do Ensino Fundamental e Médio. Ela observa que parte dos estudantes moram na zona rural, portanto, queria investigar se as informações, sobre vacina e doença, estavam chegando a eles.

Segundo a egressa, a importância do tema está relacionada à prevenção. "As informações básicas sobre o HPV, por exemplo, sua patologia, transmissão e principalmente prevenção, auxiliam na conscientização sobre a importância de vacinar os adolescentes".

Os resultados apontam que apenas 52,63% conhecem o HPV. Quanto à imunização, 55,26% dos estudantes relataram ter recebido a vacina, assim como 44,74% indicaram que não foram vacinados ou não sabiam. "Nas turmas de 9º ano do Colégio Estadual de Lindoeste, os adolescentes estão sendo imunizados com as doses da vacina do HPV, tendo como parâmetro a cobertura vacinal no Paraná, mas observou-se a necessidade de uma maior divulgação sobre a doença em si, pois muitos relataram ter tomado a vacina, mas não detinham conhecimento sobre o que era".

O HPV é um vírus que é contraído via relação sexual (vaginal, oral ou anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino). A doença afeta as mucosas e também a pele, se não for diagnosticada e tratada no período certo, pode causar diversos tipos de câncer, principalmente no colo de útero, mas também na vulva, vagina, pênis e boca.

"A preocupação pela falta de informação é a disseminação dessa e de outras doenças, pois muitos adolescentes e seus pais não têm conhecimento sobre prevenção e transmissão. Muitos pais deixam de levar para vacinar por não saberem que há a vacina no SUS. Com as campanhas do Ministério da Saúde esse cenário tem melhorado, mas ainda merece mais atenção, é preciso falar mais sobre o assunto nas comunidades".

A vacina foi introduzida no calendário nacional de vacinação brasileira em 2014 e é destinada a meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade. "A faixa etária foi definida pois é anterior ao início da atividade sexual, sendo essas as melhores idade para prevenir o HPV", explica a bióloga.

Ela ressalta sobre a importância de se manter atualizado o cartão de vacinas, em relação a todas as doenças que possuem imunização. "A palavra vacina está muito presente nos dias de hoje devido à Covid-19 e toda a pesquisa em torno de uma resolução para a pandemia. Sabemos o quanto é importante que se conheça sobre os estudos e sobre a imunização para que as pessoas busquem proteger a si aos outros também".

O trabalho foi orientado pela professora Leiza Zander Kusmirski. "A professora Leiza é sem dúvidas um exemplo de profissional que quero seguir, sempre exercendo sua profissão com muito amor e dedicação. Sua orientação foi fundamental para o sucesso desse artigo", finaliza Keity.

Colégio FAG sedia etapa semifinal online do paranaense de xadrez, em Cascavel
Alunos da FAG Toledo criam mapas conceituais para uso pedagógico
2021 Toledo
Teoria aplicada na prática: Arquitetura desenvolve protótipos de sistemas por cabos
Biblioteca do Centro FAG ganha novos livros de literatura
Das telas ao divã: Próxima análise é sobre o documentário Procura-se Janaína
Nossa Escola recebe Vanice Fiorentin
2021 Cascavel
Pós-Graduação têm seis cursos com turmas confirmadas
2021 Cascavel
NAP realiza segunda etapa do curso de drones
FAG Toledo: Alunos de Pedagogia montam releituras de pinturas famosas
2021 Toledo
Agecin oferece serviço de editoração
NAP: NEUROARCH - Neurociência Aplicada à Arquitetura
Egressa de Medicina inicia residência em Oncologia Clínica na USP
2021 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.