Centro Universitário FAG

Bar do Nelson ganha nova identidade visual desenvolvida pelas mãos de acadêmico de Publicidade e Propaganda

Logotipo atualizado chamou a atenção da Itaipava, que incorporou sua marca a do Bar, se tornando o novo patrocinador do estabelecimento

19/02/2021


A marca é a porta de entrada de qualquer empresa ou instituição, é o primeiro contato visual com o consumidor, desde uma embalagem no supermercado até uma grande rede de hotéis. A partir da marca, o público se identifica e cria memórias, ligando aquela imagem com o atendimento e a qualidade oferecidos pelos estabelecimentos. A atualização do logotipo ou na linguagem publicitária rebranding de marca, proporciona ao empreendimento se reconectar com a atual cartela de clientes, bem como desbravar novos horizontes. 

Com quase 46 anos, o Bar do Nelson, fundado em 1975, é um dos mais conhecidos de Cascavel, sendo um local frequentado de geração em geração, ou seja, de pai para filho. Contanto com uma nova administração há 18 anos, o famoso ponto de encontro dos cascavelenses na Rua Paraná, foi conquistado pelo acadêmico do 4º Período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FAG, João Voinarski, que realinhou a marca, por meio de amplo estudo, trazendo a tradição, sem perder a modernidade.

João foi o responsável pela criação e direção de arte de um trabalho desenvolvido na disciplina de Branding, ministrada pela professora Tainara Oliveira. Com o total de quatro alunos envolvidos na ideia, eles foram divididos em atendimento publicitário (João Voinarski e Matheus Dezanetti); planejamento publicitário (Diego Lustosa e Jaqueline Tavares); redação publicitária (Matheus Dezanetti) e a direção de arte feita pelo João.

Analisando o público alvo do bar, a equipe conseguiu identificar várias personas, ou seja, perfis de clientes, desde o público jovem buscando por diversão, como o público mais velho indo a um "bar raiz", nas palavras do João. "Notamos que todas as pessoas têm algo em comum, uma história que envolve o local. Em conversa com o responsável pelo bar, Marcelo Menegazzi, ele contou que o estabelecimento é um bar onde surgem e são contadas boas histórias e a empresa quer manter essa tradição, mesmo nesse momento dificil", se referindo a pandemia de Covid-19.


"Bar do Nelson, toda boa história passa por aqui"

Com a conversa em mente, os acadêmicos criaram um ponto de partida para toda a repaginação, na linguagem profissional, um mote: "Bar do Nelson, toda boa história passa por aqui". A partir daí, com essa definição e o restante do briefing, que são as diretrizes impostas para o desenvolvimento de trabalhos publicitários, João teve o desafio de criar uma nova marca que mantivesse a tradicionalidade que o bar possui. "Na construção da logomarca eu lembrei de uma história que o próprio Marcelo me contou, que existia uma árvore na esquina do bar que foi ponto de referência por diversos anos, e ele me mostrou uma tábua da árvore (estilo tronco) que está na parede do bar. Eu juntei essa ideia, mais um elemento da cevada e criei um elemento para essa representação", explica.

Foram diversos rascunhos até chegar em um resultado satisfatório e que condissesse com a proposta. "Eu defini que a logo iria ser circular pensando na aplicação dela, para que a marca pudesse ser utilizada em porta-copos, tampas de garrafas e até em garrafas, caso o bar algum dia crie a sua própria cerveja", acrescenta. A mudança chamou tanto a atenção que até possibilitou a mudança de patrocinador do estabelecimento, que agora é a Itaipava, cervejaria que está no top 5 de marcas mais vendidas do Brasil. "A empresa gostou muito da logo e por esse motivo inseriram a própria marca junto a do Bar do Nelson, aumentando a visibilidade do local", conta João.


"Parceria que veio para ficar"

Marcelo Menegazzi, gerente do bar, deixa claro que a nova logo é uma inovação que representa toda a tradição que o Nelson possui. Ele explica que uma amizade em comum levou o João até a empresa. "Eu sou egresso da FAG e um ex-colega de turma, meu amigo, falou que o João gostaria de fazer este trabalho conosco. Não pensei duas vezes e aceitei participar dessa atividade", diz.

Para o gerente, a marca vem em um momento muito importante para a história do bar, o aniversário de 46 anos que se aproxima. "Precisamos estar em constante evolução, sempre procuramos nos adequar ao momento e estamos abertos para modificações que só vem para somar e contribuir com o crescimento da empresa". Marcelo enche João de elogios, já que o trabalho foi de excelência. "O trabalho do João foi muito bom, excepcional. O desempenho dele foi fantástico, acabamos nos tornando amigos". E não para por aí, Marcelo garante que tem novos planos para o João na empresa. "É uma parceria que veio para ficar", afirma.

"Fizemos a aplicação da marca e ficou muito linda, amamos o trabalho, está cumprindo com o propósito, chamar a atenção dos clientes", ressalta o empresário. "Eu fico muito feliz pelo João ter nos escolhido, fiquei muito satisfeito, principalmente por ver o trabalho e o esforço dele. O João é um grande profissional, com muito talento, mesmo sem ainda ter concluído o curso", elogia.


Publicidade FAG: 20 anos de sucesso

Para a coordenação do curso de Publicidade e Propaganda, isso mostra como o Centro FAG capacita os acadêmicos de forma completa e diretamente ligada a realidade de mercado. "Boa parte da publicidade que se vê em nossa região, seja ela na comunicação visual, seja em materiais mais elaborados, é criada e/ou produzida por acadêmicos e egressos da FAG. Já são 20 anos formando bons publicitários e auxiliando no desenvolvimento da comunicação da nossa cidade", recorda o professor Alex Carmo.

1614982236.jpg
Aulas online vão ser mantidas até quarta-feira
05
Março
2021 Cascavel
1614968071.jpg
Supreme Bartender é novidade no NAP. Se inscreva!
05
Março
2021 Cascavel
1614896380.JPG
Pazuello visita Centro FAG: Ministro da Saúde veio a Cascavel em conjunto com o Secretário de Saúde do Paraná Beto Preto
04
Março
2021 Cascavel
1614879019.jpg
Doutorado e Mestrado: Agronomia FAG é destaque no processo seletivo da Unioeste
04
Março
2021 Cascavel
1614793068.jpg
Pós FAG: Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulta
03
Março
2021 Cascavel
1614788086.jpg
Pós FAG: Especialização em Gerenciamento e Execução de Obras
03
Março
2021 Cascavel
1614718470.jpg
Cerimônia do Capacete: momento que é tradição da Engenharia Civil proporciona contato entre calouros e egresso
02
Março
2021 Cascavel
1614637855.jpg
Instruções para acesso às aulas online
01
Março
2021 Cascavel
WhatsApp Image 2021-02-27 at 20.36.31.jpeg
Alerta Fraude
27
Fevereiro
2021 Cascavel
1614379625.jpeg
Hospital São Lucas forma mais 10 médicos especialistas
26
Fevereiro
2021 Cascavel
1614379264.jpeg
Atleta do Handebol FAG vai para Europa realizar treinamentos visando Olimpíadas
26
Fevereiro
2021 Cascavel
1614370241.jpg
Decreto 6.983: Aulas presenciais estão suspensas a partir de sábado
26
Fevereiro
2021 Cascavel