Bar do Nelson ganha nova identidade visual desenvolvida pelas mãos de acadêmico de Publicidade e Propaganda
Logotipo atualizado chamou a atenção da Itaipava, que incorporou sua marca a do Bar, se tornando o novo patrocinador do estabelecimento
A marca é a porta de entrada de qualquer empresa ou instituição, é o primeiro contato visual com o consumidor, desde uma embalagem no supermercado até uma grande rede de hotéis. A partir da marca, o público se identifica e cria memórias, ligando aquela imagem com o atendimento e a qualidade oferecidos pelos estabelecimentos. A atualização do logotipo ou na linguagem publicitária rebranding de marca, proporciona ao empreendimento se reconectar com a atual cartela de clientes, bem como desbravar novos horizontes.
Com quase 46 anos, o Bar do Nelson, fundado em 1975, é um dos mais conhecidos de Cascavel, sendo um local frequentado de geração em geração, ou seja, de pai para filho. Contanto com uma nova administração há 18 anos, o famoso ponto de encontro dos cascavelenses na Rua Paraná, foi conquistado pelo acadêmico do 4º Período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FAG, João Voinarski, que realinhou a marca, por meio de amplo estudo, trazendo a tradição, sem perder a modernidade.
João foi o responsável pela criação e direção de arte de um trabalho desenvolvido na disciplina de Branding, ministrada pela professora Tainara Oliveira. Com o total de quatro alunos envolvidos na ideia, eles foram divididos em atendimento publicitário (João Voinarski e Matheus Dezanetti); planejamento publicitário (Diego Lustosa e Jaqueline Tavares); redação publicitária (Matheus Dezanetti) e a direção de arte feita pelo João.
Analisando o público alvo do bar, a equipe conseguiu identificar várias personas, ou seja, perfis de clientes, desde o público jovem buscando por diversão, como o público mais velho indo a um "bar raiz", nas palavras do João. "Notamos que todas as pessoas têm algo em comum, uma história que envolve o local. Em conversa com o responsável pelo bar, Marcelo Menegazzi, ele contou que o estabelecimento é um bar onde surgem e são contadas boas histórias e a empresa quer manter essa tradição, mesmo nesse momento dificil", se referindo a pandemia de Covid-19.
"Bar do Nelson, toda boa história passa por aqui"
Com a conversa em mente, os acadêmicos criaram um ponto de partida para toda a repaginação, na linguagem profissional, um mote: "Bar do Nelson, toda boa história passa por aqui". A partir daí, com essa definição e o restante do briefing, que são as diretrizes impostas para o desenvolvimento de trabalhos publicitários, João teve o desafio de criar uma nova marca que mantivesse a tradicionalidade que o bar possui. "Na construção da logomarca eu lembrei de uma história que o próprio Marcelo me contou, que existia uma árvore na esquina do bar que foi ponto de referência por diversos anos, e ele me mostrou uma tábua da árvore (estilo tronco) que está na parede do bar. Eu juntei essa ideia, mais um elemento da cevada e criei um elemento para essa representação", explica.
Foram diversos rascunhos até chegar em um resultado satisfatório e que condissesse com a proposta. "Eu defini que a logo iria ser circular pensando na aplicação dela, para que a marca pudesse ser utilizada em porta-copos, tampas de garrafas e até em garrafas, caso o bar algum dia crie a sua própria cerveja", acrescenta. A mudança chamou tanto a atenção que até possibilitou a mudança de patrocinador do estabelecimento, que agora é a Itaipava, cervejaria que está no top 5 de marcas mais vendidas do Brasil. "A empresa gostou muito da logo e por esse motivo inseriram a própria marca junto a do Bar do Nelson, aumentando a visibilidade do local", conta João.
"Parceria que veio para ficar"
Marcelo Menegazzi, gerente do bar, deixa claro que a nova logo é uma inovação que representa toda a tradição que o Nelson possui. Ele explica que uma amizade em comum levou o João até a empresa. "Eu sou egresso da FAG e um ex-colega de turma, meu amigo, falou que o João gostaria de fazer este trabalho conosco. Não pensei duas vezes e aceitei participar dessa atividade", diz.
Para o gerente, a marca vem em um momento muito importante para a história do bar, o aniversário de 46 anos que se aproxima. "Precisamos estar em constante evolução, sempre procuramos nos adequar ao momento e estamos abertos para modificações que só vem para somar e contribuir com o crescimento da empresa". Marcelo enche João de elogios, já que o trabalho foi de excelência. "O trabalho do João foi muito bom, excepcional. O desempenho dele foi fantástico, acabamos nos tornando amigos". E não para por aí, Marcelo garante que tem novos planos para o João na empresa. "É uma parceria que veio para ficar", afirma.
"Fizemos a aplicação da marca e ficou muito linda, amamos o trabalho, está cumprindo com o propósito, chamar a atenção dos clientes", ressalta o empresário. "Eu fico muito feliz pelo João ter nos escolhido, fiquei muito satisfeito, principalmente por ver o trabalho e o esforço dele. O João é um grande profissional, com muito talento, mesmo sem ainda ter concluído o curso", elogia.
Publicidade FAG: 20 anos de sucesso
Para a coordenação do curso de Publicidade e Propaganda, isso mostra como o Centro FAG capacita os acadêmicos de forma completa e diretamente ligada a realidade de mercado. "Boa parte da publicidade que se vê em nossa região, seja ela na comunicação visual, seja em materiais mais elaborados, é criada e/ou produzida por acadêmicos e egressos da FAG. Já são 20 anos formando bons publicitários e auxiliando no desenvolvimento da comunicação da nossa cidade", recorda o professor Alex Carmo.
2024 Cascavel
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