Centro Universitário FAG

Doutorado e Mestrado: Agronomia FAG é destaque no processo seletivo da Unioeste

Uma egressa cursará o Doutorado e outras três o Mestrado, ambas com a linha de pesquisa de Biomassa e Culturas Energéticas

04/03/2021


O curso de Agronomia do Centro Universitário FAG conseguiu emplacar quatro egressas no processo seletivo da Unioeste. Uma cursará o Doutorado e as demais o Mestrado, todas dentro da linha de pesquisa de Biomassa e Culturas Energéticas. Formada em 2015, Caroline Beal Montiel, é a engenheira agrônoma que embarca no doutorado em 2021.

"A escolha foi devido eu já ter realizado o mestrado nessa área, além do que minha linha de pesquisa e meus objetivos de estudo são extremamente de acordo com a linha do meu professor orientador escolhido. Sempre fui muito incentivada pelos meus professores, que sempre me disseram que eu tinha muita facilidade nessa área, sempre tive muita vontade de me envolver em pesquisas e desenvolvimento de projetos e inovação", conta.

O foco da Caroline, dentro da linha de pesquisa estabelecida, é a Engenharia de Energia e Agricultura. "O processo seletivo foi através da elaboração de um pré-projeto, entrevista e avaliação do currículo. O curso de Agronomia da FAG me trouxe a base e o conhecimento necessário e todo o suporte que sempre necessitei para avançar e progredir nesses resultados, sou muito grata", relembra.

A expectativa, agora, é grande. "Acredito melhorar mais minhas capacidades de desenvolver projetos e trabalhar com pesquisa, além do aprendizado que vou estar compartilhando com colegas e professores, essa troca é muito importante para mim", completa Caroline. Já Cintia Daniel, formada em 2019, ingressa no Mestrado. "Não posso dizer que foi um processo simples, pois envolve muita dedicação e a ajuda de professores e de colegas, principalmente para desenvolver o meu projeto", afirma a egressa da FAG.

"O processo seletivo ocorreu em etapas, primeiramente realizando a inscrição e enviado os documentos necessários, posteriormente as inscrições foram homologadas e divulgadas no site. Os candidatos aprovados foram entrevistados por três doutores, sendo tomada a decisão final, onde a tão esperada aprovação chegou. Assim, os alunos aprovados puderam realizar a matrícula definitivamente", explica Cintia Daniel.


"O auxílio dos professores da FAG se tornou meu refúgio, para alcançar meus objetivos e a meta de publicações de trabalhos"

Cintia, logo após concluir a  graduação, trabalhou em duas grandes multinacionais do segmento, Syngenta e Corteva, locais que despertaram o interesse da profissional em seguir na área de pesquisa. "Porém eu não tinha muitos trabalhos publicados, o que é essencial para ingressar no mestrado, foi onde o auxílio dos professores da FAG se tornou meu refúgio, para alcançar meus objetivos e a meta de publicações de trabalhos", diz.

"Sou grata a todos os professores do curso de Agronomia FAG, pois se tornaram os degraus da minha escada para chegar até aqui, sempre me auxiliando e influenciando a conquistar meus objetivos, além de muitos conhecimentos que me foram passados durante a graduação", acrescenta. "Estou muito ansiosa para o início das aulas, tenho certeza que será uma etapa onde irei adquirir muito conhecimento, principalmente na área em que irei atuar. Quero me dedicar ainda mais e um dia além de mestre, ser uma doutora".


"A FAG não só prepara o aluno para a carreira profissional, mas também lhe proporciona uma ampla experiência de vida"

Formada em  2020, Vitória Hubner, também vai para o Mestrado da Unioeste. "Desde pequena estive no meio escolar, em contato com docentes, pois minha mãe é professora. Na graduação sempre me interessei por pesquisa e esta é a área em que mais me identifiquei", conta.  

"Quando ingressei na FAG, no curso de Agronomia, desde o primeiro dia fiquei impressionada com a forma de aprendizagem e o diferencial que a Instituição propõe aos alunos desde a parte estrutural até os professores capacitados, que fazem a diferença no processo de ensino. A FAG, por sua vez, não só prepara o aluno para a carreira profissional, mas também lhe proporciona uma ampla experiência de vida".

Juliana de Souza, também egressa 2020, não vê a hora do início das aulas do Mestrado. "Desde o primeiro semestre da graduação almejei seguir a vida acadêmica, sendo um propósito para mim. Sempre que possível conversava com vários professores a respeito, chegava até incomodar alguns, buscando assim participar de projetos científicos na Instituição", lembra.

"Sou muito grata pelos meus professores da graduação, pois sempre estavam à disposição para sanar minhas dúvidas e me instruir da melhor forma possível. Consegui com ajuda de alguns docentes publicar trabalhos e estar participando de projetos de pesquisa durante o curso, o qual foi essencial para meu ingresso no Mestrado. Tenho um carinho imenso por todos  os  professores que  contribuíram para minha formação, mas em especial o professor Dr. Luiz Antônio Zanão Júnior", agradece a engenheira agronôma.

"Eu estou ansiosa com o início das aulas, pois é um grande passo para minha carreira acadêmica. A especialização é um caminho fundamental para adquirir um conhecimento detalhado e direcionado na área de atuação. Além de ser um meio de atender às exigências do mercado que está em busca de profissionais cada vez mais capacitados", afirma.


"Mais uma vez o curso de Agronomia da FAG mostra que prepara o profissional não só para o mercado de trabalho, mas também para a pesquisa"

"O sentimento é de muita felicidade em ver ex-alunas tão bem. A Caroline, que passou no doutorado, é uma egressa que fizemos inúmeros trabalhos, deste modo enriquecendo o currículo dela, e isso se mostrou agora nesta aprovação. Já a Juliana e a Vitória foram minhas orientandas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), tive um contato muito próximo com elas, é um orgulho imenso receber essa notícia da aprovação dessas meninas e também da nossa egressa Cintia. Mais uma vez o curso de Agronomia da FAG mostra que prepara o profissional não só para o mercado de trabalho, mas também para a pesquisa", enfatiza a coordenadora do curso de Agronomia, professora Ana Paulo Mourão.

1618252730.jpeg
Colégio FAG sedia etapa semifinal online do paranaense de xadrez, em Cascavel
12
Abril
2021 Cascavel
1618252222.jpeg
Alunos da FAG Toledo criam mapas conceituais para uso pedagógico
12
Abril
2021 Toledo
1618250029.jpeg
Teoria aplicada na prática: Arquitetura desenvolve protótipos de sistemas por cabos
12
Abril
2021 Cascavel
1618006395.jpeg
Biblioteca do Centro FAG ganha novos livros de literatura
09
Abril
2021 Cascavel
1617993205.jpeg
Das telas ao divã: Próxima análise é sobre o documentário Procura-se Janaína
09
Abril
2021 Cascavel
1617992683.jpg
Nossa Escola recebe Vanice Fiorentin
09
Abril
2021 Cascavel
1617991415.jpg
Pós-Graduação têm seis cursos com turmas confirmadas
09
Abril
2021 Cascavel
1617989289.jpeg
NAP realiza segunda etapa do curso de drones
09
Abril
2021 Cascavel
1617986676.jpg
FAG Toledo: Alunos de Pedagogia montam releituras de pinturas famosas
09
Abril
2021 Toledo
1617916776.jpeg
Agecin oferece serviço de editoração
08
Abril
2021 Cascavel
1617915721.jpg
NAP: NEUROARCH - Neurociência Aplicada à Arquitetura
08
Abril
2021 Cascavel
1617913939.jpg
Egressa de Medicina inicia residência em Oncologia Clínica na USP
08
Abril
2021 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

OK