Centro Universitário FAG

Pazuello visita Centro FAG: Ministro da Saúde veio a Cascavel em conjunto com o Secretário de Saúde do Paraná Beto Preto

Senador Acir Marcos Gurgacz e prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, também vieram à Instituição

04/03/2021


O Ministro de Estado da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, visitou nesta tarde (04) o Centro Universitário FAG. A comitiva também contou com a presença do Senador da República pelo Estado de Rondônia, Acir Marcos Gurgacz, o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Airton Antônio Soligo, o Secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto e o Prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.

No Centro FAG, Pazuello foi recepcionado pelo reitor da Instituição, Assis Gurgacz, pela pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira, pelo pró-reitor acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto e pela equipe de coordenadores da Instituição. Uma placa em agradecimento aos serviços prestados foi instalada na Praça de Homenagens da FAG. O ministro gostou do reconhecimento e afirmou que é de extrema importância para a região, um centro universitário como a FAG. 

"Temos que carregar sempre conosco a honra e a humildade. Honrar a responsabilidade que nos é confiada e ter humildade para reconhecer aquilo que podemos fazer e o que não conseguimos. Quando se está em uma área de ensino como essa, é um momento de reflexão, agradeço todo esse apoio que estamos recebendo aqui. Nosso trabalho é independente de questões partidárias e regionais. Tudo é voltado contra um único inimigo, o coronavírus", diz Pazuello.

Em nome da família, Acir Gurgacz agradeceu ao ministro e demais autoridades. "O cargo de ministro da saúde é muito importante, mas ser ministro da saúde em época de pandemia tem um significado ainda mais expressivo, pois é o mais requisitado para esse momento. Sabemos da dificuldade que é estar à frente da pasta, porque não existe fórmula, se existisse estaria resolvido o problema da pandemia. Tenho certeza que o senhor e a sua equipe vão passar por esse momento difícil e deixar registrado o seu nome marcado na história desse país. Essa é uma homenagem a todas as autoridades que trabalham incansavelmente pela saúde brasileira".

A pró-reitora administrativa do Centro FAG e diretora geral do Hospital São Lucas, Jaqueline Gurgacz Ferreira, falou sobre a estrutura oferecida pelo Centro FAG para atender 6 mil acadêmicos da área da saúde, distribuídos em 9 cursos, mil alunos de Medicina e 450 médicos formados pela Instituição. "Temos uma clínica com atendimentos em várias especialidades e o Hospital São Lucas, hoje com 20 leitos para UTI Covid, infelizmente lotados. Recebemos hoje mais sete respiradores e estamos enfrentando conforme vamos conseguindo".

O reitor Assis Gurgacz reafirma o apoio aos esforços do Ministério da Saúde. "O trabalho que o ministro e demais autoridades estão fazendo por esse Brasil, não poderíamos deixar de prestar essa homenagem, pelo reconhecimento e agradecimento pela dedicação".

Depois da entrega da homenagem, Pazuello foi convidado para conhecer o campus, o qual ficou maravilhado com toda a estrutura. Chegando ao Bloco 3, foi recepcionado pela direção geral da Catve, afiliada à Rede Cultura. Jorge Guirado conduziu o ministro para o estúdio do programa EPC e realizou uma entrevista exclusiva, que abordou desde a situação da pandemia na região oeste do Paraná, em especial Cascavel, até a compra das vacinas da Pfizer e Janssen, anunciadas recentemente.


Pazuello: "acompanhar de perto a situação, em Cascavel, é necessário para saber o que está acontecendo"

A visita do ministro se deve ao convite feito pela prefeitura da cidade, que solicitou acompanhamento mais próximo por parte do Ministério, solicitando uma remessa extra de vacinas contra à Covid-19 para os cascavelenses, a qual já foi entregue 6 mil doses, e equipamentos para ampliação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). 

Além do Centro FAG, o ministro, que chegou à Cascavel por volta das 14h, em voo da FAB (Força Aérea Brasileira), passou pela UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Brasília, pelo Centro de Vacinação Covid-19 e também pela sede do novo Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), que está em obras na região da FAG. Pazuello, nesta semana, já havia liberado 15 novos respiradores e monitores para auxiliar no combate ao novo Coronavírus.

Pazuello disse que o Ministério da Saúde irá apoiar Cascavel com o que for necessário no enfrentamento à Covid. Segundo ele, acompanhar de perto a situação é necessário para saber o que está acontecendo. "É necessário para que possamos, em primeiro lugar,  demonstrar que estamos juntos. Em segundo lugar, entender as necessidades e demandas e sugerir ações que a gente viu, exitosas, em outros lugares e que possam ser usadas aqui também", afirmou. Ele destacou que é importante conhecer a dinâmica e apoiar naquilo que for preciso.




1618250029.jpeg
Teoria aplicada na prática: Arquitetura desenvolve protótipos de sistemas por cabos, que demonstram grande potencial na execução de obras
12
Abril
2021 Cascavel
1618006395.jpeg
Biblioteca do Centro FAG ganha novos livros de literatura
09
Abril
2021 Cascavel
1617993205.jpeg
Das telas ao divã: Próxima análise é sobre o documentário Procura-se Janaína
09
Abril
2021 Cascavel
1617992683.jpg
Nossa Escola recebe Vanice Fiorentin
09
Abril
2021 Cascavel
1617991415.jpg
Pós-Graduação têm seis cursos com turmas confirmadas
09
Abril
2021 Cascavel
1617989289.jpeg
NAP realiza segunda etapa do curso de drones
09
Abril
2021 Cascavel
1617986676.jpg
FAG Toledo: Alunos de Pedagogia montam releituras de pinturas famosas
09
Abril
2021 Toledo
1617916776.jpeg
Agecin oferece serviço de editoração
08
Abril
2021 Cascavel
1617915721.jpg
NAP: NEUROARCH - Neurociência Aplicada à Arquitetura
08
Abril
2021 Cascavel
1617913939.jpg
Egressa de Medicina inicia residência em Oncologia Clínica na USP
08
Abril
2021 Cascavel
WhatsApp Image 2021-04-08 at 15.49.43.jpeg
Fundação Hospitalar São Lucas recebe cartinhas do Colégio FAG
08
Abril
2021 Cascavel
Foto.jpeg
Psicologia: Coletivo CASA acolhe famílias no bairro Interlagos
07
Abril
2021 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

OK