Arquitetura recebe André Simion nesta terça-feira

Profissional discorre sobre o papel do cientista social em equipes urbanísticas

05/04/2021

Dando continuidade aos trabalhos do curso de Arquitetura do Centro Universitário FAG, que tem como foco as equipes multidisciplinares de atuação, nesta terça-feira (06), a professora Solange Smolarek, coordenadora da graduação, recebe André Simion, cientista social. A transmissão começa às 20h, via Google Meet.

Segundo Simion, o cientista social pode trabalhar na equipe multidisciplinar do urbanismo usando os saberes das ciências sociais, ou seja, da ciência política, da sociologia e da antropologia. "Em intervenções urbanísticas o profissional pode trabalhar com a pesquisa etnográfica (categoria da antropologia) que objetiva traçar o perfil social e cultural de grupos e comunidades onde será implantada a política pública", explica.

Simion acrescenta que a pesquisa etnográfica pode auxiliar o urbanista a tomar ou mudar decisões na elaboração dos projetos. "Outro instrumento importante é o Diagnóstico Participativo, onde são os próprios grupos ou comunidades que desenham os seus anseios, definem suas prioridades na intervenção urbanística.  O cientista social também pode auxiliar na formatação de audiências públicas; organizar reuniões entre outros. O profissional ainda pode usar conceitos das ciências políticas visando auxiliar na elaboração de planos e leis".

Lei 10.257

O convidado da professora Solange coloca que o trabalho do cientista social possui sensibilidade e olhar alinhado com o que prevê a Lei 10.257, que regulamentadora da política urbana, que também regulamenta os artigos 182 e 183 da CF 1988, que objetiva construir uma sociedade mais participativa e democrática. "O olhar do cientista social requer inclusão social dos marginalizados e respeito pelas diversas formas de expressão cultural, ele entende que a cidade é muito mais do que as relações de mercado, entende que a cidade é de todos e que merece ser debatida por todos os interessados. Para ele só existe cidadania se existir a participação, é a voz ouvida que alimenta o sentimento de pertencimento", diz.

Comunidade presente

Simion explica, que, por exemplo, um monumento em uma praça não deve ter apenas a assinatura do urbanista, precisa ter a assinatura cidadã da comunidade ao seu entorno. "É um pai ou uma mãe de família olhando para ele e contando aos filhos que participou da decisão, que opinou e se fez ouvir".

O cientista social também pode assessorar movimentos sociais, participar de associações representativas e conselhos em sua área de influência. "Ninguém sabe tudo, portanto, trabalhar em equipes multidisciplinares enrique saberes, promove leis e políticas públicas mais sustentáveis e fortalece laços democráticos", afirma.

O que dificulta trabalhar com grupos multidisciplinares, segundo Simion, "é a centralização das decisões de quem venceu a eleição (atitude comum em instituições públicas) onde o caráter patrimonialista ainda é forte. Muitos gestores inibem a participação até mesmo de técnicos e profissionais vinculados. A população em geral também não tem muito a cultura de participar", finaliza.

A professora Solange Smolarek comenta que é de extrema importância o acadêmico saber desde cedo a importância de cada profissional, que pode e deve auxiliar no desenvolvimento urbano.

Teoria aplicada na prática: Arquitetura desenvolve protótipos de sistemas por cabos, que demonstram grande potencial na execução de obras
Biblioteca do Centro FAG ganha novos livros de literatura
Das telas ao divã: Próxima análise é sobre o documentário Procura-se Janaína
Nossa Escola recebe Vanice Fiorentin
2021 Cascavel
Pós-Graduação têm seis cursos com turmas confirmadas
2021 Cascavel
NAP realiza segunda etapa do curso de drones
FAG Toledo: Alunos de Pedagogia montam releituras de pinturas famosas
2021 Toledo
Agecin oferece serviço de editoração
NAP: NEUROARCH - Neurociência Aplicada à Arquitetura
Egressa de Medicina inicia residência em Oncologia Clínica na USP
WhatsApp Image 2021-04-08 at 15.49.43.jpeg
Fundação Hospitalar São Lucas recebe cartinhas do Colégio FAG
Foto.jpeg
Psicologia: Coletivo CASA acolhe famílias no bairro Interlagos
2021 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.