Podcasts literários: curso de Jornalismo firma parceria com o Colégio FAG

Professor João Carlos Rossi do colégio alinhou ações com a professora Talita Ferraz da graduação; Participam alunos do 6º ao 9º ano

26/05/2021

O curso de Jornalismo do Centro Universitário FAG e o ensino fundamental II do Colégio FAG firmaram parceria para a realização de oficinas para o desenvolvimento de podcasts literários. Sendo liderado pelo professor João Carlos Rossi, o projeto atende estudantes do 6º ao 9º ano. A professora de radiojornalismo Talita Ferraz do Núcleo ComFAG está à frente das dinâmicas com os alunos. A atividade dialoga com a disciplina de Literatura do colégio. As ações ocorrem no contraturno.

Segundo João, o projeto tem como objetivo promover o acesso à leitura, de diferentes textos literários, à comunidade acadêmica do Colégio FAG, por meio da produção de podcasts. "A ideia nasceu com esse objetivo: fazer as produções dos alunos circular de uma maneira diferente, atrelando ao uso das novas narrativas do ciberespaço, possibilitando  a disseminação da leitura por meio de suportes digitais como podcasts", diz o professor do colégio.

As oficinas, mediadas pela Talita, tem como foco a apresentação do que é um podcast, como ele é feito, de que forma se constrói um roteiro para gravação e quais recursos e plataformas são necessários para a concretização do produto midiático. "O interessante é que conseguimos envolver os alunos no processo de forma sempre muito ativa", afirma.

João explica que a construção das narrativas tem como base a leitura de um livro bimestral dos alunos, de forma que a partir da produção de um resumo do livro, um roteiro é organizado para posterior gravação. A professora do curso de Jornalismo Talita Ferraz explica a formatação adotada nos encontros para a melhor compreensão dos alunos sobre as produções de áudio.

"Realizei oficinas com alunos e basicamente criei uma linha do tempo, desde o surgimento do rádio, que consideramos um pai do podcast até os avanços que foram necessários para passar pelo surgimento da TV e da Internet, se adaptando a cada momento. Falei  o que é e como se faz um podcast e como ele pode ser aplicado na educação para despertar o interesse de crianças e jovens pela literatura", conta a professora universitária.

Talita diz ainda que é uma experiência muito legal trabalhar com os estudantes do ensino fundamental. "Os estudantes participaram da oficina perguntando sobre tempo de duração; qual narrativa era a mais apropriada; e se teria convidado ou não; foi uma tarde de capacitação, que todos gostaram muito". A professora completa: "Os alunos puderam conhecer esse formato e inclusive discutir em conjunto que o podcast é um formato de mídia que possibilita a eles se expressarem e falarem de assuntos que gostam", finaliza.

Já pensou Cascavel ter um Mercado Público? Arquitetura FAG sim!
Pedagogia realiza Seminário de Produção Científica
2021 Cascavel
Artigo científico elaborado para TCC do curso de Farmácia é publicado em revista internacional
Centro FAG firma convênio com AMAPAR e APMP
2021 Cascavel
FAG Toledo oferta curso rápido de Planejamento, Programação e Controle da Produção
2021 Toledo
Professor da FAG Toledo lança livro sobre a colonização no Noroeste do Paraná
2021 Toledo
Nutrição promove Seminário de Gastronomia
Arquitetura FAG apresenta projetos para a Polícia Civil do Paraná
Comunicação Pessoal e Profissional na Era Digital
Educação Física promove 24ª edição do GinasFAG
2021 Cascavel
Alunos defendem práticas fonoaudiológicas em banca
WhatsApp Image 2021-06-16 at 16.40.17.jpeg
Curso rápido de Urgências e Emergências Clínicas
2021 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.